24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mobilidade urbana de Manaus é discutida na SUFRAMA

Texto: Márcio Gallo

O superintendente, em exercício, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Gustavo Igrejas – acompanhado por engenheiros e demais técnicos da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGLOG), de Análise de Projetos Industriais (CGPRI) e de Planejamento e Programação Orçamentária (CGPRO) da autarquia – participou, na tarde desta segunda-feira (5), de uma audiência com equipe do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), liderada pelo diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique Martins. A reunião, realizada no auditório da SUFRAMA, foi proposta pelo Manaustrans, e teve por objetivo a discussão de propostas para elaboração e adequação do Plano de Mobilidade Urbana para a cidade de Manaus (Plan Mob Manaus).

De acordo com o diretor-presidente do órgão municipal, Paulo Henrique Martins, a SUFRAMA tem informações e conhecimentos adequados para contribuir efetivamente para o desenvolvimento de um plano que viabilize melhorias para a cidade, em especial a região onde se localizam os Distritos Industriais I e II. “Estamos pensando na mobilidade urbana de Manaus não apenas para os próximos dez anos, mas também para os próximos vinte, trinta anos. A SUFRAMA com certeza pode nos fornecer contribuições neste sentido. Principalmente por ter o mapeamento da malha viária do Distrito Industrial e já ter participado de discussões sobre mobilidade urbana no passado”, destacou Henrique.

Durante o encontro, a equipe do Manaustrans apresentou dados sobre a atual situação de mobilidade urbana da cidade e as iniciativas visando à melhoria do sistema viário. Com a expectativa de aumento da frota de veículos particulares, tendência que vem se concretizando ano a ano, a equipe informou que se faz necessário buscar soluções para que o transporte público seja mais atraente à população, aos moldes do que foi feito, com sucesso, em grandes centros urbanos de outras cidades do Brasil e de outros países. Para isso, foram realizadas entrevistas com usuários dos serviços públicos que servirão de base para promover mudanças no sistema.

Segundo o superintendente Gustavo Igrejas, “as discussões sobre o tema são de interesse de todos, uma vez que todos enfrentamos os gargalos do trânsito no dia a dia. É muito importante discutir o que se pode fazer para resolver, por exemplo, problemas que se repetem em locais específicos. Colocamos a equipe da SUFRAMA à disposição para contribuir para o projeto”, completou Igrejas.

Site
O diretor do Manaustrans informou que, ainda esta semana, o órgão disponibilizará um site para que especialistas e demais interessados possam enviar sugestões para contribuir com o Plan Mob Manaus. As propostas, que serão analisadas e discutidas, devem passar, ainda, por audiências públicas antes de serem compiladas em um documento único que será enviado para aprovação na Câmara Municipal de Manaus, para ser transformado em Lei.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui