Medico Irlandes Visita Ubs Arthur Virgilio Filho

A implementação das ações da Política Nacional de Promoção à Saúde, pela Prefeitura de Manaus, na capital amazonense foi o foco da visita do médico, clínico geral irlandês, Tom Hoy, na última quarta-feira, 10/7, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Virgílio Filho, no Mutirão, zona Norte da cidade. Filho do cônsul da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, que esteve em visita à capital amazonense e foi recebido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o médico aproveitou para conhecer um pouco do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

Durante a visita, Tom Hoy fez uma comparação entre o sistema de saúde na Irlanda com o modelo adotado em Manaus, com base nas diretrizes do SUS. “O sistema de saúde em Manaus é muito organizado, percebi que há uma preocupação muito grande com os ciclos de vida das pessoas. É um atendimento planejado da Atenção Primária”, disse, acrescentando que “ainda não vi essa forma de trabalhar a saúde em lugar nenhum do mundo”, completou.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a assistente social Ângela Nascimento, visitas como essa são sinais de que a estrutura organizacional da Atenção Primária no município de Manaus está se tornando referência para o mundo. “Atualmente desenvolvemos um trabalho planejado e oferecemos na rede municipal de saúde estratégias que possibilitam o fácil acesso da população às politicas do SUS”, assegurou a diretora.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto é gratificante receber o reconhecimento de um especialista vindo de fora, que endossa as medidas assertivas que vêm sendo tomadas na saúde pública municipal desde o início de sua gestão. “Fizemos um sério trabalho de reestruturação da rede municipal de saúde, desde a reforma e construção de unidades até implementação de novas estratégias de atendimento. Fico muito feliz com esse reconhecimento e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais nossa cobertura em Atenção Básica”, avaliou o prefeito.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Foto – José Nildo / Semsa