24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Modernização de acervo faz indexação de mais de 6 milhões de imagens de processos do Implurb

Em continuidade às ações de modernização de serviços e produtos da gestão do prefeito David Almeida, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está fazendo a indexação dos documentos digitalizados do acervo do arquivo central técnico administrativo, incluindo 648 mil itens. Até o momento, 142.370 arquivos já foram indexados, somando mais de 6,2 milhões de imagens processadas em formato A3, divididas em oito lotes. O serviço atualmente contempla cinco lotes iniciados.

“A gestão documental é estratégica e merece atenção especial. Tornar os processos digitais não só contribuí para diminuir gastos e manter o funcionamento das atividades, como também aumenta a produtividade, um dos focos da gestão do prefeito David Almeida”, explica o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente

A indexação vai permitir busca rápida e ágil no gerenciamento de documentos, organizados digital e eletronicamente, evitando perda de tempo antes no modo físico, quando se fazia busca em diversas pastas e caixas.

A digitalização de processos vem sendo realizada como um passo rumo à desmaterialização de papéis, que hoje já nascem eletrônicos. Mas o acervo de processos físicos, que incluem 6 mil caixas de 20 quilos de documentos, passou por gestão detalhada, organização, limpeza e descontaminação. No acervo há processos datados a partir de 1968.

Uma outra fase da gestão documental foi concluída com a transferência ordenada do acervo arquivístico para o depósito, com implantação e processamento dos itens.

“O sistema de indexação permitirá a busca de processos e documentos, aumentando o índice de produtividade do instituto para os requerentes, garantindo ainda um espaço virtual seguro para armazenagem e consulta”, afirmou Carlos Valente.

Os volumes indexados são repassados à Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Subti), da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), para homologação e armazenagem no Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged).

Digitalizados

Por meio de contrato firmado pelo Implurb, 005/2020, também foram digitalizadas 12.960 imagens em formato A0; 19.440 imagens processadas no tamanho A1; e 19.440 documentos no formato A2.

No caso do setor público, o uso de tecnologias se tornou ainda mais necessária, dentre outros fatores, para melhorar a eficiência operacional em tempos de pandemia.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Arquivo Implurb

spot_img