As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Moradores da zona Centro-Sul vão ganhar Parque da Juventude Titio Barbosa

As comunidades do bairro da União e conjunto Castelo Branco 2, no bairro Parque Dez de Novembro, ambos na zona Centro-Sul, vão ser contempladas com mais um Parque da Juventude, da Prefeitura de Manaus. Esta semana, o projeto foi apresentado e aprovado pelos moradores, beneficiando um trecho degradado de área verde.
O Parque da Juventude Titio Barbosa vai ser o quarto inaugurado pela prefeitura, a partir da revitalização de áreas verdes mapeadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A área vai ter pista de caminhada, academia ao ar livre, pista de skate, playground, mesas de jogos, iluminação em led (instalação já iniciada) e um reforço na arborização, além do novo projeto paisagístico.

A iniciativa atende a um anseio antigo das duas comunidades, que temiam pela segurança dos moradores e pelo risco iminente de invasão no local. Com um total de 9.916 metros quadrados, a área vinha sendo utilizada por marginais e não possuía iluminação.

A obra vai ser custeada por meio de medida compensatória firmada entre a Semmas e as construtoras Colmeia e RD Engenharia, num total de R$ 860 mil.

As primeiras intervenções para limpeza e instalação de postes de iluminação já foram realizadas. Segundo o secretário da Semmas, Itamar Mar, a ação humaniza espaços públicos e traz benefícios diretos ao bem-estar da população, com criatividade e otimização de recursos.

O secretário também lembrou a importância do envolvimento dos comunitários para o êxito do projeto. Segundo ele, é fundamental que todos cuidem da área e cada um seja fiscal desse espaço que vai ser revitalizado.
Itamar citou as experiências anteriores de implantação dos parques no Campo Dourado, na Cidade Nova, e no Loteamento Nascentes das Águas Claras, no Novo Aleixo, todos na zona Norte.

A área verde do Parque Dez já havia sido alvo de um diagnóstico socioambiental realizado, em agosto do ano passado, pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. O levantamento teve como finalidade identificar o perfil das comunidades situadas no entorno do espaço e os anseios dos moradores em relação a ele.

O coordenador da Unidade Gestora Municipal de Projetos de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), Rafael Assayag, informou que o projeto do parque vai estender as melhorias de iluminação pública para várias ruas do bairro.