As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Moradores do Prosamim realizam programação natalina com apresentações culturais, esportivas e iluminação da Árvore de Natal

Gov Agricultura

Os moradores dos residenciais construídos pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) darão início à programação natalina dos parques, que conta com apresentações teatrais, culturais e esportivas, neste sábado (14/12). Os eventos vão ocorrer até o dia 21 (sábado) de dezembro. Os primeiros parques a realizarem as atividades serão o Residencial Mestre Chico II e os parques das Cacimbas I e II.

No Residencial Mestre Chico, a partir das 17h, haverá uma apresentação teatral intitulada “Do lixo ao sonho de Natal”. A encenação será feita por um grupo dos moradores do residencial e vai trazer a mensagem de como os materiais despejados nos igarapés e nas ruas se tornam valorosos para a comunidade.

Logo após ocorrerá a apresentação do coral infantil MC Kids, que é formado pelas crianças moradoras do parque. Para encerrar as atividades desse dia, serão feitas as apresentações do Presépio Vivo e a iluminação da Árvore de Natal do residencial.

Concepção e planejamento – A subcoordenadora do setor social da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Viviane Dutra, afirmou que o diferencial do Natal do Prosamim deste ano é que a iniciativa da programação e os eventos foram concebidos e planejados pelos próprios moradores dos residenciais e do entorno das áreas de intervenção do programa.

“Neste ano, todas as abordagens do Natal foram produzidas pelos moradores dos parques residenciais. Teremos uma programação bastante diversificada e voltada para as famílias se divertirem com peça teatrais, brincadeiras e as tradicionais atividades de Natal como o presépio e a árvore”.

As crianças do coral Mc Kids ensaiaram para a apresentação de natal assim como também atuaram nas oficinas de reciclagem, trazendo materiais recicláveis e confeccionando os enfeites natalinos. É a partir desse material que os moradores estarão enfeitando a árvore do parque.

Parque São Raimundo – Ainda neste sábado (14/12), a programação segue nas áreas do entorno dos parques das Cacimbas I e II, áreas que foram revitalizadas pelo programa no bairro do São Raimundo, zona oeste, com torneio de futevôlei para arrecadar recursos para as comemorações natalinas da comunidade. A partida está sendo realizada por uma associação esportiva da localidade.

Parque Liberdade – No próximo sábado (21/12) a programação ocorrerá no Parque Residencial Liberdade, localizado no Morro da Liberdade, zona sul, e que contará com um culto ecumênico e apresentação de um grupo de cartografia, assim como também irão entregar a Árvore de Natal do residencial aos moradores.

Geração de renda – Outra abordagem na programação de Natal deste ano é atividade voltada para a geração de renda dos moradores dos residenciais Prosamim, através das oficinas “Do lixo ao luxo”, que vêm sendo realizadas desde novembro para capacitar as moradoras do residencial. As artesãs formadas pelo projeto vêm expondo seus produtos em uma feira itinerante desde o final de novembro e já percorreram várias secretarias estaduais.

FOTO: TIAGO CORRÊA

você pode gostar também