As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Moradores se unem contra descaso da prefeitura de Parintins e tentam salvar a Lagoa da Francesa

Nesta quarta-feira (12), moradores do Bairro Francesa em Parintins, no Baixo Amazonas, vão dar o pontapé inicial em uma campanha para tentar a salvar a lagoa que leva o nome da comunidade. Com o abandono da prefeitura, o local está a cada ano, ficando mais assoreado*.

Para evitar o pior, os moradores lançam a campanha “Movimento Todos Pela Francesa. Quem Ama Cuida”.

Um dos organizadores do trabalho, Rodolfo Costa, afirma que o movimento não tem conotação política e busca apenas o melhor para o local. “É triste ver essa situação de abandono. A prefeitura não faz nada e a Francesa fica pior a cada ano. O cartão postal de Parintins pode desaparecer e nós, moradores, vamos lutar para evitar, já que quem deveria cuidar desse patrimônio não está nem aí”, destacou.

A primeira reunião está marcada para esta quarta-feira (12), no Bar Bakalhau, Rua Beira Rio, 1209, bairro da Francesa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (092) 99251-9830.

*Assoreamento

Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo, entulho ou outros materiais. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas.

Veja a situação do local

você pode gostar também