Fundador do CIES Global, Roberto KikawaMorreu o fundador da organização de Saúde sem fins lucrativos CIES Global. O médico gastroenterologista Roberto Kunimassa Kikawa, de 48 anos, foi atingido por 2 tiros na noite do dia 10 de novembro de 2018. O boletim de ocorrência registra uma tentativa de assalto no bairro Ipiranga, zona Sul de São Paulo. Roberto foi socorrido em um hospital do bairro, mas não resistiu. Ele deixa esposa e dois filhos menores.

O CIES é reconhecido pelo atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades móveis e modulares. Carretas, ônibus, vans e contêineres são adaptados para procedimentos médicos, o que facilita o deslocamento do serviço para regiões periféricas, com o objetivo de melhorar o acesso à Saúde das pessoas em vulnerabilidade social.

Há dez anos, o CIES estabelece parcerias com secretarias de Saúde de diversos municípios nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O principal benefício é a redução e o controle das filas de espera por consultas com médicos especialistas, exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade. Isso impede o desenvolvimento de doenças e diminui gastos públicos com procedimentos de alta complexidade.

Cumpriu promessa

A história do CIES Global começou quando Roberto Kikawa sentiu a necessidade de cumprir uma promessa que fez ao pai, pouco antes de morrer de um câncer. Roberto jurou que seria um médico mais humano e que trataria bem os pacientes, principalmente os mais humildes e com menos recursos.

Em 2008, Roberto lançou, pela Associação Beneficente Ebenézer, a Carreta da Saúde: uma unidade móvel de atendimento médico com 100m², incluindo centro cirúrgico. Ela percorreu dezenas de cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A iniciativa rendeu vários prêmios, entre eles o de Empreendedor Social do Ano de 2010, realizado pelo grupo Folha de São Paulo, que representa no Brasil a Schwab Foudation, instituição responsável pelo Fórum Econômico Mundial.

O projeto expandiu, o CIES tornou-se política pública e firmou parcerias que proporcionaram grande impacto no atendimento do SUS, principalmente na cidade de São Paulo, por meio dos programas Hora Certa Móvel (2013) e Doutor Saúde (2017). Juntos, até outubro deste ano, já atenderam mais de 2,3 milhões de pacientes até setembro de 2018.

O CIES Global hoje

Atualmente o CIES Global possui o título de organização Filantrópica, opera mais de 150 unidades móveis e modulares de Saúde nas cidades de São Paulo (SP), Rio Claro (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC) e Marietta (Geórgia – EUA). Em Assunção, no Paraguai, o CIES realiza ações de saúde em comunidades carentes em parceria com organizações privadas. Na Colômbia, está em processo de registro para poder iniciar as atividades. A cidade de Nova Serrana (MG) é uma das que o CIES iniciará atendimento em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here