27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

‘Mostra de Ferramentas’ na Fucapi apresenta projetos tecnológicos

A inovação tecnológica e a criatividade em informática para atender a sociedade. Com base nessa premissa, nesta quinta-feira (25/05) acontece a 2ª edição da ‘Mostra de Ferramentas’ de software da 6ª edição do Encontro Regional de Computação e Sistemas de Informação (Encosis), realizada pela Faculdade Fucapi. Ao todo são 14 iniciativas, entre jogos, aplicativos e softwares voltados para inúmeras funcionalidades que vão desde a área da educação até benefícios para a saúde.

O evento é aberto ao público e investidores e acontece no Bloco B do Campus educacional da instituição (Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial), nos seguintes horários: quinta-feira das 9h30 às 10h30h e 18h às 20h30h e na sexta das 9h30 às 10h30h.

A coordenadora do Encosis, Marcela Pessoa, informou que a mostra envolve alunos e professores da Faculdade Fucapi, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “O objetivo é divulgar ferramentas computacionais desenvolvidas por alunos de instituições de ensino de Manaus”, destacou.
A expectativa é que 600 pessoas participem do evento. “Faltando dois dias para o início já havia mais de 550 inscritos. Todos os participantes poderão ter acesso à Mostra de Ferramenta”, destacou Marcela Pessoa.

Marcela explicou que esse evento é fundamental por que mostra uma das áreas de atuação do profissional de Tecnologia da Informação (TI), além disso ela destaca que a mostra possibilita evidenciar que é possível mitigar problemas sociais através da computação. “Na mostra, é possível observar desde jogos que ensinam conteúdo de matemática, o terror da meninada, passando por exercitar algum tipo de debilidade, até ao apoio da organização de pequenos encontros entre amigos”, pontuou.

Confira abaixo os projetos que serão expostos

1. Tenebris (UEA): Diante do problema da sobrecarga de informação no ambiente acadêmico, foi desenvolvido uma ferramenta que visa agilizar o acesso a obras acadêmicas produzidas por uma instituição de ensino e/ou pesquisa.
2. Plataforma de Educação Digital (Ufam): Esta plataforma foi idealizada para ser um modelo de referência em educação apoiada por tecnologia. Ela oferece meios para criação de um ambiente de sala de aula presencial que possibilite o uso de recursos multimídia e interativos conectados em rede, desse modo, tal ferramenta abrange o processo educacional desde a concepção e criação da aula até a avaliação final do aluno/turma.
3. DerivRun (Fucapi): Ferramenta Android para exercitar problemas de Matemática Diferencial de forma lúdica, em especial os que envolvam o conteúdo de Derivadas de Funções Simples e Compostas.
4. Realidade Integral (Fucapi): Ferramenta Android para exercitar definições de Integrais utilizando realidade aumentada.
5. Ludkids (Bepid/Fucapi): Ferramenta para Ipad oferecendo uma coletânea de atividades educativas com o intuito de incentivar a prática de alguma debilidade, como por exemplo, coordenação motora e fala. Jogo disponível no PlayStore.
6. Doit (Bepid/Fucapi): É um app construído para gerar opções de diversão, seja em festas ou pequenas reuniões entre amigos. Se o objetivo do usuário é planejar ou manter a diversão de todos em uma festa, o DOit é perfeito para curtir esse momento de descontração com os amigos/familiares.
7. Nupta (Bepid/Fucapi): É um app de fotografias desenvolvido para trabalhar em conjunto com sua versão disponível para tvOS, com ele é possível tirar fotos e enviar para determinado evento na Apple TV.
8. Scio (Bepid/Fucapi): É um jogo educacional para ensinar o quão importante é a astronomia para a evolução tecnológica humana, usando puzzles e storytelling.
9. Planetarium (Bepid/Fucapi): É um jogo de educação para tvOS para ajudar os alunos a aprender os conhecimentos básicos dos principais temas da escola primária.
10. Partify (Bepid/Fucapi): É feito para pessoas que querem organizar pequenas festas entre amigos e precisam de uma maneira mais fácil de fazê-lo.
11. Defio (Bepid/Fucapi): É um aplicativo onde suas ideias são recompensadas. Com ele é possível participar de desafios e ver ranking dos melhores colocados. Entre já, e faça sua ideia ganhar o mundo.
12. Drawrr (Bepid/Fucapi): É um jogo educativo construído para ajudar as crianças a desenvolver e melhorar suas habilidades motoras finas em um ambiente envolvente e divertido.
13. Find One (Bepid/Fucapi): É um aplicativo para as pessoas que querem sair, encontrar locais que estejam em alta e compartilhar seus momentos em tempo real. Com o App você pode acompanhar o que está acontecendo no local sem nem mesmo estar lá.
14. MayDay (Bepid/Fucapi): Esta aplicação auxilia o treinamento de primeiros socorros através de um passo a passo detalhado de cada procedimento. Cada procedimento tem um vídeo demonstrando como executá-lo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui