24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Motoristas que usam celular no trânsito estão em risco constante

É cada dia mais comum ver motoristas usando o celular enquanto dirigem, ou pior: Respondendo mensagens de texto! Apesar de ser uma imagem normal, essa cena está completamente errada. Dirigir e usar celular ao mesmo tempo é uma infração de trânsito porque tira a atenção do motorista de onde ele deveria estar mais focado: a pista! De acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Glauber Peixoto, a desatenção no trânsito já é uma das principais causas de acidentes fatais pelas estradas do Brasil.

“É importante que o condutor ele mantenha o foco no trânsito! Um segundo, dois segundos de distração pode ser tempo necessário para se provocar um acidente grave. Na velocidade de 80 km por hora, por exemplo, ele percorre 22 metros por segundo, então o tempo que a pessoa pega o celular e abre uma mensagem ultrapassa 34 segundos o que são quase 100 metros em que a pessoa não vai observar a via, não vai observar a situação do trânsito, não vai observar um ciclista, um pedestre, podendo provocar muitos acidentes”.

O Código de Trânsito Brasileiro classifica como “gravíssima” a infração de quem é flagrado mexendo ao celular enquanto dirige. O valor da multa é R$ 283,47, e o condutor perde sete pontos na Carteira. Além disso, é preciso fazer um alerta aqui: o uso de celular também é um risco para os pedestres. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, está aumentando o registro de atropelamentos de pessoas que estavam distraídos com o seu smartphone no momento de atravessar uma rua ou um cruzamento.

Reportagem, Janary Damacena

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui