27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Moura Tapajóz abre inscrições para Semana de Segurança do Paciente e Prevenção de Infecção Hospitalar em Manaus

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promove, a partir do dia 6/5, a II Semana de Segurança do Paciente e Prevenção de Infecção Hospitalar. O evento será realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade, e as atividades acontecerão no auditório e nas demais dependências da maternidade, nos períodos da manhã, tarde e noite. As inscrições estão abertas para estudantes e profissionais da área de saúde e as vagas são limitadas.

“Trabalhamos incessantemente com o objetivo de garantir a segurança do paciente e de reduzir o índice de infecção hospitalar em nossa unidade ao mínimo, mesmo já sendo bastante baixo”, explicou Angélica Marocchio, diretora da MMT. “Eventos como esse são importantes porque promovem o envolvimento e levam informação a todos, desde a equipe de assistência até grávidas, puérperas e seus amigos e familiares”, completou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), infecções hospitalares são a quarta maior causa de mortes em todo o mundo. No Brasil, segundo um levantamento da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), são 100 mil vítimas fatais todos os anos.

“Nossa intenção durante a semana é a de garantir que as informações mais importantes sobre segurança do paciente e prevenção de infecção hospitalar sejam cada dia mais internalizadas por todos os profissionais de saúde”, destacou o médico infectologista Alexandre Souza, chefe da CCIH/MMT.

“Vamos abordar desde temas simples, como a enorme importância da higienização das mãos, até assuntos mais complexos, como biossegurança, passando por estratégias para redução de riscos, notificação de eventos adversos, correta prescrição e diluição de medicamentos, dentre outros”, explicou o infectologista.

Para se inscrever, basta entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MMT, por meio do endereço eletrônico [email protected]. A Maternidade Dr. Moura Tapajóz está localizada na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

Texto: Marcella Normando / Semsa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui