26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

MPF processa David Almeida, Rebecca Garcia e Luis Felipe Silva de Souza por abuso de poder político

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) propôs ação de investigação judicial eleitoral (Aije), por abuso de poder político nas eleições deste ano, contra o governador interino do estado David Almeida (PSD), a ex-candidata Rebecca Garcia (PP) e seu vice Luis Felipe Silva de Souza. Também vão responder ao processo os titulares da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Nilson Cardoso; da Secretaria de Estado Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Graça Prola; e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Arone Bentes.

A ação pede, como medida cautelar, a suspensão imediata da exoneração dos servidores da Suhab, determinando a reintegração em seus respectivos cargos, mantendo-os até que o novo governador seja empossado. Ao longo do período eleitoral, o MPF recebeu representações noticiando o uso da máquina pública pelo atual governador do estado do Amazonas em favor da candidatura de Rebecca Garcia.

A demissão em massa relatada na Suhab, entre junho e julho deste ano, propiciou o surgimento das primeiras provas contundentes acerca da convocação de servidores públicos estaduais para a prática de atos de campanha nas eleições suplementares. O MPF reuniu, durante as investigações, cerca de 30 depoimentos de servidores, dos mais diversos órgãos da administração pública estadual.

Com informações do MPF, reportagem, Storni Jr.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui