24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

‘Muda Manaus’ atende mais de 30 mil pessoas no bairro Jorge Teixeira

A segunda edição do programa “Muda Manaus” atendeu mais de 30 mil pessoas durante três dias de evento, que aconteceu no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus. Ao todo, 24 órgãos da administração estadual ofereceram serviços nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Justiça e Cidadania com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social em um dos bairros mais populosos da capital. A próxima edição acontecerá no bairro Monte das Oliveiras.

No total, foram 30.143 pessoas atendidas desde o dia 13 de janeiro, quando iniciaram os pré-atendimentos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Fundo de Promoção Social (FPS), que ofereceram, respectivamente, financiamentos e créditos solidários a empreendedores locais.

No lançamento oficial do evento, na quinta-feira (06/02), o governador Wilson Lima anunciou que 796 profissionais da saúde aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros, realizado em 2009, serão convocados. O governador assinou o Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE), que cria cargos de profissionais de saúde no Corpo de Bombeiros.

Além disso, Wilson Lima também entregou certificados de brigadista, termos de quitação de imóvel, cheques de financiamento pela Afeam e anunciou ações como a implantação do projeto “Escola Segura, Aluno Cidadão”, na Escola Estadual Vasco Vasques, no bairro Jorge Teixeira.

Educação, Esporte e Lazer – Durante os três dias do programa “Muda Manaus”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto levou ao seu estande técnicos para tirar dúvidas e auxiliar a comunidade com relação aos serviços oferecidos pela pasta, como matrículas, Ouvidoria e o Provão Eletrônico.

No esporte, cerca de 500 pessoas participaram de atividades esportivas e de lazer promovidas pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). Na manhã de sábado (08/02), aconteceram as finais do minitorneio de futebol de campo e torneio de futebol feminino. Durante os três dias de ação do “Muda Manaus”, 28 times de projetos sociais participaram das competições de futebol, realizadas no campo da escola. Também aconteceram aulas de ritmos, como boi e zumba e aulas de hidroginástica. A Faar realizou, ainda, a exposição dos Jogos Intergeracionais Sustentáveis da Amazônia, projeto em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que confecciona jogos didáticos com madeiras de demolição e sementes da floresta.

Emprego e Renda – A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), levou serviços de solicitação e emissão da carteira de trabalho, carteira do artesão, orientação jurídica, cadastro de emprego, empreendedorismo e economia solidária, totalizando 993 atendimentos a população. No último dia, a equipe da Setemp fez a orientação e emissão da nova carteira digital, que entra em vigor nesta segunda-feira (10/02) no Sine Amazonas, substituindo o documento de papel.

Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano – Nos três dias de “Muda Manaus”, a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) realizou uma série de serviços no bairro Jorge Teixeira, entre eles, entregou Termos de Quitação e Encaminhamentos a Cartório dos mutuários de três conjuntos residenciais. Além disso, a Suhab também realizou 43 atualizações socioeconômicas cadastrais de moradores do bairro Jorge Teixiera. Técnicos da Superintendência ofereceram uma série de orientações jurídicas e consultas durante os três dias do evento. No total, foram 856 atendimentos.

A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) ofereceu assessoria e atualização cadastral para quem buscava a regularização fundiária do seu imóvel. Foram atendidas 296 pessoas. Deste total, 34 processos foram formalizados.

Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social – Novidade nesta edição do “Muda Manaus”, o Programa Defensoria Itinerante, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), atendeu 400 pessoas nos três dias, oferecendo serviços de assistência jurídica. A população procurou a Defensoria para ingressar com ações de guarda, pensão alimentícia, união estável ou dissolução de união, divórcio, retificação de registro e questões da área cível, entre outras. Foram gerados 566 atos de atendimento, entre petições, requerimentos, ofícios e outros.

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou 1.180 atendimentos nos três dias do “Muda Manaus”. Os trabalhos enfocaram as orientações sobre programas, projetos e serviços da Assistência Social, sensibilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e combate ao trabalho infantil. A Seas também realizou atendimento psicossocial e consultas aos sistemas do Governo Federal e encaminhamentos para serviços socioassistenciais. Foram atendidas 534 pessoas.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou exposição dos produtos artesanais feitos pelos próprios detentos e dos projetos de ressocialização e capacitação profissional que a pasta oferece a essa população. Além disso, ainda neste mês de fevereiro, a mão de obra carcerária irá atuar no bairro do Jorge Teixeira com a revitalização da Praça e do Campo do Teixeirão.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) cadastrou 380 pessoas interessadas em cursar Informática. As inscrições acontecerão dia 17 de fevereiro, das 8h às 17h, no Centro Cultural Thiago de Mello, localizado na avenida Autaz Mirim, 9.018, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Os cadastrados deverão entregar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Quem for cursar Informática Avançada deverá apresentar o certificado do curso de Informática Básica. As aulas iniciarão dia 9 de março, nos turnos da manhã, tarde e noite.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atendeu 1.118 pessoas com emissão de documentos. Entre elas, 896 com emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade, 222 com segunda via de certidões de nascimento, além de levar serviços exclusivos para Pessoas com Deficiência (PcDs), como a emissão de passe intermunicipal e interestadual, Passe Legal, cadastro para aquisição de cadeiras de rodas universais e posturais e cadastro para cartão “Passa Fácil” para PcDs. Além disso, o órgão realizou palestras educativas e o Ônibus da Mulher, com atendimento social e psicológico para mulheres da região. Ao todo, foram seis encaminhamentos para a rede de proteção do Governo do Estado e cinco atendimentos psicossociais.

No estande da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, aconteceu a divulgação dos cursos oferecidos gratuitamente pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro que, para o primeiro semestre de 2020, está disponibilizando mais de 2,5 mil vagas para cursos de Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. As matrículas começam

Saúde e Assistência Familiar – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou 1.378 atendimentos à população nos serviços de odontologia, consulta dermatológica e mastológica, testagem rápida para HIV e Sífilis, tipagem sanguínea e atendimento na ambulância. Foram mais de 160 atendimentos odontológicos e mais de 60 pessoas participaram das palestras de saúde bucal no Ceti. No sábado (08/02), foram realizadas 14 consultas com o mastologista e 129 com dermatologistas.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e suas vinculadas (Idam, Adaf e ADS), realizou a 7ª edição do programa “Peixe no Prato”, dentro das ações do programa “Muda Manaus”. Nesta edição, foram comercializadas aproximadamente 1.300 kg de peixes populares, como o tambaqui roelo, tambaqui curumim e pirarucu de manejo a preços acessíveis, beneficiando um público de 900 famílias e movimentando R$ 9.600. Também foram vendidos itens da agricultura familiar, cultivados na região metropolitana através de produtores que participam das feiras de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Nesta edição, foram vendidos 2.608 kg de produtos regionais, beneficiando 545 pessoas e movimentando R$ 6.000.

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) atendeu 213 pessoas durante os três dias do programa. Além dos atendimentos, beneficiou mais de 50 pessoas por meio do programa Crédito Solidário, que leva um sistema de crédito desburocratizado para cidadãos que necessitam de incentivo para entrar no mercado de trabalho.

Segurança e Ordem Pública – O Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) atuou em parceria com a Águas de Manaus e a Amazonas Energia, com negociação de dívidas e abertura de reclamações. A equipe de fiscalização do órgão também esteve no local para atender denúncias nas redondezas. Ao todo, foram realizados 279 atendimentos nos três dias de ação. Desse número, 217 foram atendimentos preliminares; também foram registradas 49 solicitações de serviços das concessionárias de energia elétrica e água, e 13 aberturas de reclamações.

Durante os três dias, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) certificou ao menos 31 comunitários oriundos do bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital, com o curso de Brigadista de incêndio. O foco do curso está voltado para ações que necessitem de primeiros socorros em ambiente familiar, no trabalho e na comunidade.

As ações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alcançaram mais de 1.800 pessoas. A instituição ofertou todos os serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de veículos, vistoria veicular, parcelamento de débitos veiculares, ações educativas e exposição dos materiais utilizados pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) durante as fiscalizações de trânsito do órgão. Ainda durante as atividades, 50 pessoas foram certificadas pela participação em palestras voltadas para profissionais da área do trânsito como mototaxistas e motoristas de transporte alternativo.

Ações devem continuar – A partir desta segunda-feira (10/02), sete escolas da rede estadual beneficiadas pela iniciativa – Ceti Elisa Bessa incluso – receberão palestras sobre Educação Física Permanente e no Referencial Curricular Amazonense, práticas de Educação Física Inclusiva e oficinas de jogos intergeracionais, música, artes cênicas, dança e teatro. As atividades seguirão até o dia 21 de fevereiro, com estimativa de atenderem a 33 mil alunos.

Também nesta segunda-feira (10), seguindo para terceira edição do programa, a Afeam estará no bairro Monte das Oliveiras, zona leste da capital, com atendimento na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho para cadastro de pessoas interessadas em financiamento e que moram naquela localidade, nos horários das 8h às 12 e das 13h às 17h.

A reforma do campo do Teixeirão, anunciada durante o “Muda Manaus”, inicia neste mês de fevereiro, com mão de obra carcerária, por meio dos programas de ressocialização realizados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

FOTO: DIEGO PERES E MICHELL MELLO/SECOM

spot_img