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quinta-feira, março 28, 2024

Muito além do jogo: o hype na cultura gamer

Por João Mendes

Engana-se quem ainda acredita que o mercado funciona através da simples oferta e procura. A indústria aprendeu, há anos, que a procura não precisa vir da necessidade real, mas pode ser criada através da propaganda, por exemplo. Bom, no caso da indústria dos games, essa procura criada, ou expectativa, está se tornando uma extensão valiosa do próprio produto.

Aquilo que hoje conhecemos como hype, é justamente toda a ansiedade, expectativa, e todos os produtos adjacentes criados, apenas para discutir, analisar e ansiar por um produto novo. No mundo dos jogos digitais essa ansiedade pode durar anos, já que ela se inicia com o primeiro anuncio de um jogo novo, ou com o fim de um jogo antigo que promete uma continuação ainda melhor.

O hype alimenta o mercado consumidor, faz com que pessoas que não se interessariam pelo produto, passem a se interessar, faz com que a urgência em ter o novo jogo seja tão alta nos fãs que pré vendas esgotem estoques que nem existem, só para citar alguns efeitos dessa “febre”.

Nesse cenário, vemos um mercado consumidor criado a partir de uma promessa, e que se retroalimenta com produtos de conteúdo. Um exemplo disso é a produção de vídeos, podcasts, campanhas promocionais, concursos, análises críticas, etc, todas criadas a partir do hype gerado por um produto que ainda nem existe.

Todo esse conteúdo tem valor. Um valor que faz com que canais do Youtube, blogs, revistas, lojas de jogos e acessórios, empresas diversas, lucrem com uma expectativa em cima de algo que é apenas uma “esperança”.

Desde o anuncio de uma nova produção até seu efetivo lançamento, muito dinheiro se ganha e se perde através do hype. Ele se incorporou à indústria, e quem sabe ganhar dinheiro, está ganhando muito com isso.

O hype também ajuda a melhorar os produtos em que ele se baseia. A expectativa do jogador é tão grande, que melhorias são pensadas para atender às suas grandes expectativas. As desenvolvedoras estão atentas a isso, sabem que é importante estar atento ao mercado, e de vez em quando dar a ele um gostinho do que está por vir.

Essa é a função das feiras de jogos, como a BGS, a E3, ou mesmo a Comic Com que ocorre agora. Ficar excitado de expectativa já se tornou parte da diversão, já é cultural da comunidade gamer.

Querem ver um exemplo? Pokemon Go. Se você acompanha os canais que falam de jogos, já riu com os absurdos cômicos dos novos “treinadores pokemon”, ou até já se solidarizou com algum acidentado em seu processo de caça.

Nesse caso o hype está tão alto que está incentivando a ilegalidade, só para dar uma noção da dimensão que isso pode tomar. O jogo, com data de lançamento adiada no Brasil, já tem diversos brasileiros jogando através de servers piratas, e também muitos brasileiros com seus smartphones infectados por vírus feitos para atingir a esses “ansiosos” que baixam o jogo através de um canal não oficial.

Isso mostra como o hype pode ser perigoso para o gamer. Grandes lançamentos criam grandes expectativas, e algo que deve ser ressaltado é justamente a importância de lançamentos mundiais.

A época de desconsiderar um mercado consumidor, como o Brasil, já passou. Somos o quarto maior mercado do mundo e o maior da América Latina. Ações que ignoram a expectativa de um público tão grande acabam incentivando coisas como a pirataria. Isso é inevitável.

Esse é um dos motivos pelos quais a UZ Games sempre mantem bons relacionamentos com as distribuidoras e desenvolvedoras. Isso permite que sempre haja produtos disponíveis simultaneamente no mercado nacional e internacional, alimentando os estoques da nossa rede franqueada. Essa é uma medida que a empresa toma visando manter e alimentar o mercado nacional.

No caso do Pokemon Go, nada podemos fazer, já que ele é uma mídia para celular gratuita, entretanto, é preciso ser consciente. Não se pode ignorar, o hype já é uma das forças da cultura gamer, ignorá-lo é correr o risco de ser deixado para trás.

Hoje em dia estamos muito além dos jogos!

João Mendes é Diretor de Operações da UZ Games.

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