Take a fresh look at your lifestyle.

Mulher, metalúrgica e parlamentar: Rosi Matos parabeniza todas as mulheres pelo seu dia

-publicidade-

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, é lembrado pela vereadora Rosi Matos (PT) como um marco histórico da mulher no Brasil. A luta de operárias por melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil. A parlamentar observa que hoje, os movimentos feministas estão cada vez mais fortalecidos. Que a mulher conquistou seu espaço na sociedade revertendo, inclusive, a ideologia machista da época de que a mulher não podia participar de assuntos políticos, muito menos o direito ao voto.

Nesta mesma data, 8 de março, mas no ano de 1857, um grupo de 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio que ocorrera nas instalações de uma fábrica têxtil, na cidade de Nova York. A reivindicação trabalhista custou a vida dessas guerreiras que, segundo relatos o acidente foi proposital para que as operárias não pudessem mais reivindicar. Apesar das suposições sobre esta data, o fato é que as mulheres conquistaram sua própria autonomia.

“A mulher agora vive uma sucessão de conquistas. Tudo porque a mulher tem um olhar intelectual diferente, podemos dizer que especial. Como mulher e parlamentar, venci vários obstáculos para chegar até aqui, mas as dificuldades são precisas para nos tornar mais fortes. Me orgulho de ser mulher e poder representar todas as mulheres no parlamento. Parabéns as mulheres metalúrgicas, de movimentos sociais e sindicais. Enfim, quero parabenizar, todas as mulheres sem distinção”, homenageou Rosi Matos, a primeira vereadora petista no parlamento.

Assuntos voltados para a mulher sempre foi prioridade para a vereadora petista. Recentemente, ela defendeu na tribuna a permanência da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPPM), e cobrou a construção de mais creches municipais para que as mães possam trabalhar sem a preocupação de onde deixar seus filhos, com segurança. Para a vereadora, as políticas públicas para a mulher ainda precisam ser mais valorizadas pelo Poder Público Municipal e Estadual.

-publicidade-