As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Mulheres de destaque em Manaus são homenageadas na Câmara

Mulheres com trabalhos de destaque em prol da sociedade manauara foram homenageadas hoje pela manhã (4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O evento foi organizado pela Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) e contou com o apoio das seis vereadoras da Casa Legislativa (Therezinha Ruiz e Jacqueline Pinheiro, Glória Carrate, Rose Matos, Socorro Sampaio e Vilma Queiroz) e dos demais parlamentares.

Uma das homenageadas pela vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), a delegada Linda Gláucia, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), destacou a importância a participação familiar na redução dos crimes contra as crianças. “A família precisa voltar a ter a devida responsabilidade sobre seus filhos. E o nosso trabalho é pautado na conscientização e nas denúncias que recebemos diariamente, e ter esse trabalho reconhecido em uma Casa Legislativa, entendemos que o trabalho vem apresentando bons resultados”, destaca Gláucia.

Já a mãe social, Waldiza Ribeiro Araújo, 57, tem um trabalho fundamental com crianças que são abandonadas por suas famílias. Atualmente ela abriga 63 crianças e adolescentes em sua residência. “Desde 1979 desenvolvo esse projeto, e pela misericórdia de Deus, e das doações encaminhadas pelos meus vizinhos e amigos, é que ainda consigo cuidar dessas crianças”, destaca.

Durante a sessão, Therezinha Ruiz destacou que o Brasil está em posição desfavorável no que diz respeito à criminalidade contra mulheres. “O nosso país ocupa hoje a sétima posição mundial de crimes praticados contra mulheres, com o aumento de 2,3 para 4,6 assassinatos por 100 mil mulheres entre 1980 e 2010, cometa Ruiz.
A parlamentar destacou ainda, a aprovação do aumento da penalidade a homens que agridem mulheres, que atualmente é de 12 a 30 anos, dependendo do tipo de crime cometido. A decisão foi aprovada ontem (3), na Câmara dos Deputados em Brasília, e vai à sanção da presidente da República.
A primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Goreth Garcia Ribeiro, também foi uma das mulheres condecorada com a homenagem, por sua dedicação ao trabalho filantrópico que desenvolve em nosso município à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e como cidadã.

A diretora do Lar Batista Janell Doyle, Magaly Azevedo, também teve seu trabalho reconhecido nesta homenagem. Magaly está há 18 anos realizando esse trabalho assistencial, e hoje atende 150 famílias cadastradas na instituição, principalmente com assistência psicológica.

Outra importante figura pública de Manaus que participou da solenidade foi a médica Adelaide Portela, oncologista e diretora do “Lar das Marias. Adelaide ganha destaque no quesito solidariedade, abrigando mulheres que vem de outros municípios e estados, em busca de um tratamento contra o câncer.