25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mulheres que buscam parceiros com dinheiro: retrocesso ou condição humana? Especialistas respondem

Mulheres que têm sede de poder. Assim são conhecidas as jovens que escolhem seus pretendentes pelos recursos financeiros. As Sugar Babies  encontram em sites especializados, a oportunidade de conhecer homens maduros e endinheirados dispostos a gastar e propor um estilo de vida de luxo para elas. Entretanto, ao se assumirem ambiciosas, muitos à sua volta as enxergam como vulgares, interesseiras e gananciosas.

Argumentos à parte, o fato é que o assunto levanta discussões acaloradas. Ainda assim, ganhou um respaldo cientifico com a psicologia evolucionista, que pode justificar o modelo de comportamento de relações como estas. “Todos nós somos o que somos hoje, em função de uma evolução biopsicossocial”, de acordo com o psicólogo Marcelo Estrázulas.

 “A mulher não age tão diferente da fêmea na natureza. Das várias abordagens dos machos que estão à disposição, ela seleciona o melhor. Antigamente, as mulheres escolhiam os homens mais fortes fisicamente. Quem tinha a maior caixa torácica, tinha maior capacidade pulmonar e percorria longas distancias. Assim, conseguia mais fartura de alimentos”, explica o psicólogo.

Estrázulas alega que os seres humanos agem como os seus ancestrais pré-históricos em diversas situações, inclusive na hora de escolher o parceiro. O profissional afirma que da mesma forma que os homens estão biologicamente programados para olharem mulheres atraentes. Elas também vão se sentir atraídas por homens com mais recursos financeiros.

O que seria a caixa torácica larga hoje?

O psicólogo explica que se a milhares de anos adquirir recursos para sobrevivência, caçar e garantir proteção aos descendentes, tornava os homens “bons partidos” aos olhos femininos, hoje, o dinheiro assume um papel central na sociedade como um fator de segurança e sobrevivência.  “A coisa não mudou muito. Esse instinto de escolher esse perfil de homem continua o mesmo. Porém, hoje nós não somos mais biológicos! Somos biopsicossociais” diz.

 

Um jogo de poder nada saudável

A psicanalista e Coach, Patrícia Villar, especialista em relacionamentos, define as relações sugar como um jogo de poder nada saudável. Para ela, esse tipo de união é prejudicial para as duas partes: “para sugar babies, envolve o fato de que seu corpo e sua aparência são a única parte relevante de si nesse tipo de relação. O que, dependendo da pessoa, pode resultar em baixa autoestima ou justamente o oposto. Um ego inflado e uma noção distorcida de si, do próprio valor e beleza. Quanto aos sugar daddies, envolve a vulgarização de relações e sentimentos, reduzindo-os estritamente ao prazer”, avalia a psicanalista.

Apesar de toda a polêmica, a plataforma Universo Sugar já conta com mais de 120 mil membros com presença de usuários em todo território nacional. E o público feminino é quatro vezes superior em relação aos homens.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui