Take a fresh look at your lifestyle.

MULHERES SÃO MAIORIA EM PROGRAMAS DO CIEE

-publicidade-

Em 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, para celebrar as conquistas femininas e também para analisar o quanto ainda falta para chegar à igualdade de direitos. Dados recentes do IBGE revelam que a taxa de ocupação (proporção entre a população ocupada e a população em idade ativa) das mulheres ainda é inferior à dos homens. No fechamento de dezembro de 2015, o nível de ocupação das mulheres era de 44,3%, enquanto o de homens, de 61%. A boa notícia é programas de inclusão social e profissional estão atacando diretamente esse problema.

Recente balanço do CIEE, por exemplo, indica que as mulheres são maioria entre estagiários (63,62%) e aprendizes (51,97%). O percentual de estudantes do sexo feminino no banco de talentos do CIEE também é maior, chegando a 57%. Esses programas são voltados ao empoderamento e à inclusão social dos beneficiados, por meio da capacitação profissional. “A maioria feminina entre nossos capacitandos é um dos melhores sinais de que estamos contribuindo para um futuro mais igualitário”, analisa Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE.

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 52 anos, o CIEE já encaminhou 15 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.

-publicidade-