As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Mundo SENAI de portas abertas para o público

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) abriu as portas, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), para o público em geral, com o evento “Mundo SENAI 2019”, oportunidade única de conhecer os serviços oferecidos pela instituição. Na quinta, a Escola SENAI Antônio Simões, no Distrito Industrial, ofereceu as palestras “Qualificação profissional e seus impactos” e “Desvendando a Indústria 4.0: Uma oportunidade para a produtividade”.

Na abertura do evento, o gerente da Escola SENAI Antônio Simões, José Nabir, disse que a instituição vem se remodelando, se reinventando e inovando para permanecer operando com qualidade na oferta de educação profissional no país. “A cada ano, o SENAI busca se renovar para atender às necessidades da indústria como um todo, já que foi criada com a importante missão de preparar mão de obra para atender a esse importante setor produtivo”, disse.

Qualificação profissional e seus impactos

Com o tema “Qualificação profissional e seus impactos” o professor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) Adenilson dos Santos, alertou aos jovens e a todos que buscam melhorias financeiras, que se qualifiquem com determinação para se tornarem profissionais melhores. Todos devem entender o porquê de estar se qualificando, pois o futuro chega para todos, mas “o” futuro, só chega para aqueles que buscam a qualificação, o aprimoramento. “Nosso presente nós iremos escolher a partir de nossas boas decisões”, disse Santos.

Indústria 4.0

Já Marcus Pelegrini, mestre e pesquisador do Instituto SENAI de Inovação (ISI), na palestra “Desvendando a Indústria 4.0: Uma oportunidade para a produtividade” falou sobre a importância da qualificação para permanecer no mercado competitivo e inovador como o de hoje, em que máquinas estão substituindo humanos. “As máquinas não tomarão o lugar dos humanos, pois as máquinas precisam da criatividade dessas pessoas”, disse Pelegrini.

Experiência no mercado de trabalho

O ex-aluno do SENAI e youtuber Paulo César Santiago, 27, deu depoimento sobre a instituição onde fez o curso técnico de automação industrial que o levou à Olimpíada do Conhecimento, em 2012, de onde trouxe a medalha de prata na modalidade Mecatrônica.

Hoje atuando na Samsung, na área de Robótica, Sistema de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software, Santiago diz que, no SENAI, ele conseguiu construir uma base sólida de conhecimentos e habilidades técnicas de automação e mecatrônica, além de todo um preparo psicológico e profissional para enfrentar o mercado de trabalho.

Além de trabalhar na indústria, Santiago tem um canal na plataforma YouTube, o “Centro de Automação 4.0”, onde transmite todo o conhecimento adquirido no SENAI e em sua vida profissional.

Mais programação

A programação do Mundo SENAI 2019 continua nesta sexta-feira (dia 22), na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, aberta ao público para mostrar sua estrutura para atendimento das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Na programação, minicursos de Metrologia, Mecânica de automóveis para mulheres, Mecânica de automóveis para motoristas de aplicativos, Injetora de plásticos, e Logística, além de palestra em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o tema “Workshop de iniciação ao mundo do trabalho”.

Os interessados em conhecer ou mesmo atualizar seus conhecimentos na área da construção civil têm a oportunidade na Escola SENAI Demóstenes Travessa, localizada no Distrito Industrial, com as oficinas de elétrica: técnica simples de equipamento, assentador cerâmico, hidráulica residencial e sistema eletrônico de segurança, além de poder conhecer o trabalho de parceiros, como City Color, VM Tecnologia e Flexcables da Amazônia.

A Agência SENAI Elias Jacob Benzecry, localizada em Iranduba, também abre as portas nesta sexta-feira para a população de seu entorno, oferecendo miniaulas sobre soldagem em refrigeração, eletricidade básica com demonstrações, planilha eletrônica e práticas sobre os cursos de redes de computadores, além de oficina de minipizza, com o professor Raimundo Sales.

A Agência SENAI Ernesto Thalheimer, localizada em Itacoatiara, também oferece palestras e oficinas voltadas às áreas de refrigeração, eletricidade, mecânica, tecnologia da informação, e têxtil e vestuário, este último com oficina de customização de roupas. Para mais informações, acesse http://www.fieam.org.br/senai/mundo-senai-2019/