25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Música é aliada no processo de ensino aprendizagem em Manaus

Implantar a música como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem é um dos objetivos do Novo Mais Educação com o tema “Educação Musical”.

Para conhecer mais sobre o assunto, aproximadamente 50 facilitadores do programa participaram de formação, durante esta segunda-feira, 29/5, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional de Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação, localizado no Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus.

Com a implantação da música nas unidades de ensino, o facilitador pode utilizar vários instrumentos musicais, como flauta, violão, criar canto coral, montar fanfarras, elaborar peças teatrais com musicalização, dentre outros, como ferramentas de aprendizagem nas disciplinas escolares.

Para participar do Novo Mais Educação, a escola interessada em desenvolver o tema precisou se cadastrar no site do Ministério da Educação (MEC) e escolher a carga horária a ser trabalhada, que é de cinco ou 15 horas semanais.

Se a unidade optou por cinco horas, ela trabalhará as disciplina de Português e Matemática, mas se escolheu 15 horas, além de trabalhar as duas disciplinas, desenvolverá também, no contraturno, o tema de acordo com a necessidade e a realidade da escola.

Para a chefe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), que coordena o programa na Semed, Jussara Ribeiro, o novo método é uma forma de envolver o aluno nas atividades da escola. “A música é uma atividade que vem ajudar a trabalhar no aluno o lado cognitivo, a autoestima.”

O novo método foi apresentado pelo formador da DDPM, Carlos Freitas, graduado em música que explicou aos facilitadores como trabalhar o tema nas disciplinas do currículo escolar. “O aluno pode aprender por meio da música todas as áreas de ensino de uma forma agradável e prazerosa.”

Para a facilitadora, Núbia Pacheco, da Escola Municipal Francisca Campos, bairro Tarumã, zona Oeste, que atende 40 alunos no programa, a música facilita e modifica o comportamento do aluno. “Desenvolvo a melhor forma de implantar a música na aprendizagem, de acordo com as necessidades de cada aluno.”

Cerca de 80 escolas da rede se inscreveram no Programa e atenderão aproximadamente dez mil alunos da secretaria.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui