24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Música Popular Brasileira é inspiração para novo musical da Amazonas Band

O espetáculo, realizado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura, acontece neste sábado (24), às 20h, e faz parte das celebrações dos 120 anos do Teatro Amazonas

Intitulado “Coisas do Brasil”, o espetáculo apresentado pela Amazonas Jazz Band é mais uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, em comemoração aos 120 anos do Teatro Amazonas. Com entrada gratuita, o musical acontece neste sábado (24), às 20h, no teatro-símbolo de Manaus, localizado no Centro Histórico da cidade – no Largo de São Sebastião.

Na noite, o grande público confere os clássicos da MPB, que vão desde Ary Barroso, passando por Tom Jobim, Baden Powell, Maurílio da Silva Santos – mais conhecido como Maestro Cipó –, Vinicius de Moraes e Gilberto Gil. Para a apresentação, arranjos exclusivos foram criados pela orquestra, além do resgate de outras adaptações escritas pelos compositores Rodrigo Morte e Vittor Santos.

De acordo com o maestro da Amazonas Jazz Band, Rui Carvalho, as canções são, em sua maioria, originais, e nunca foram apresentadas no Estado. “Estamos ensaiando para essa apresentação há pouco mais de um mês, três vezes por semana, mas os arranjos estão sendo escritos há mais de três meses”, contou. “Nosso objetivo é valorizar o espectro instrumental da música brasileira. Ao fazer isso, nós acreditamos estar enaltecendo também a nossa estética musical, muitas vezes esquecida por conta de outros ritmos que entram e saem da moda o tempo inteiro”, completa o regente.

Exemplo de tal resgate é o samba “É Luxo Só”, de Ary Barroso, gravado inicialmente por Heleninha Costa, em 1957, e eternizado na voz de Gal Costa no álbum Aquarela do Brasil, na década de 80. “Nós optamos por dedicar esse espetáculo ao público, atendendo aos pedidos deles!”, disse Carvalho, completando com: “Se ninguém se propuser a fazer esse trabalho de resgate das canções desses compositores, esse acervo morre. Afinal, a música só faz sentido se for tocada”, finalizou.

A Amazonas Jazz Band ainda se apresenta no palco do Teatro Amazonas com o espetáculo “Coisas do Brasil”, no primeiro domingo do mês de outubro (2).

Música e memória
No ano em que o Teatro Amazonas completa 120 anos de orgulho amazonense, o resgate da música popular brasileira faz a combinação perfeita entre a beleza do local e o ritmo-símbolo tupiniquim.
Para isso, outras duas canções bastante conhecidas ainda fazem parte do repertório apresentado pela Orquestra Amazonas Band. É o caso de “Deixa”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil – esta última, interpretada com os arranjos escritos pelo maestro Rui Carvalho. Segundo ele, dessa forma é que se mantém o legado da MPB.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui