29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Mutirão de limpeza retira 150 toneladas de entulho em três dias

mutirão de limpeza- marcondesO mutirão de limpeza iniciado em Parintins começa a dar os primeiros resultados positivos nos três primeiros dias de trabalho com a remoção de mais de 150 toneladas de entulhos somente do bairro União. Desde a quinta-feira, por determinação do prefeito Alexandre da Carbrás, uma equipe de 130 operários realiza a limpeza o serviço em todas as ruas do bairro.

De acordo com o subsecretário de Limpeza Pública, Suammy Patrocínio, o recolhimento de entulho acontece simultaneamente também no centro da cidade, bem como no bairro são Benedito. Suammy explica que no bairro União o serviço teve prioridade por se tratar de uma localidade que estava passando por dificuldades com o grande acúmulo de entulho. “Toda a cidade deve está limpa até o final do mês de janeiro. Essa grande quantidade recolhida é somente com entulho, sem contar com o lixo domiciliar que a coleta acontece normalmente. Mas alertamos que os fiscais irão atuar a partir desta segunda-feira para ir até as residências que estiveram com o lixo em frente. Vamos conversar com os moradores para que não haja desrespeito”, disse Patrocínio.

O novo subsecretário informou que assim como será feito no bairro União, após a passagem dos operários para a retirada do entulho, as equipe da varrição irão passar realizando a limpeza das ruas, além da capina e pintura de meio-fio com um trabalho de embelezamento. “O material necessário já foi comprado. O projeto de embelezamento vai iniciar no bairro União, seguindo pelo Paulo Correa, itaunas, centro e demais áreas”, ressaltou Patrocínio.

A previsão para o término da retirada de todo o entulho do bairro União é na quarta-feira para em seguida, os trabalhadores da secretaria sejam direcionados para outras áreas da cidade, começando pelo bairro Paulo Correa. “A determinação do prefeito Alexandre da Carbrás é que todas as máquinas da Prefeitura e contratadas estejam em pleno funcionamento para beneficiar a população com a limpeza integral das ruas da cidade”, disse.

Para dar mais agilidade no serviço de capinação, varrição e pintura de meio-fio, o subsecretário destaca que houve a ampliação de três para nove equipes que irão atuar de forma efetiva para a limpeza e embelezamento da cidade, uma vez que a Prefeitura vai adotar o calendário de embelezamento do município pelos menos quatro vezes no ano.

Suammy frisou que o resultado positivo nas ações de limpeza e recolhimento de entulho se deu devido ao entrosamento e empenho de todos os servidores responsáveis pelo serviço. Ele pontuou que a organização participativa na elaboração do planejamento e estratégias de ação para a coleta do lixo domiciliar e de entulho teve a participação desde o gari até os funcionários do alto escalão da Secretaria de Limpeza Pública. “Essa é uma gestão participativa onde todos os funcionários estão motivados para trabalhar, até pela nova forma de convívio com os servidores. Hoje há um diálogo do secretário com todos. Estamos arrumando a casa e já com nosso pessoal na rua para deixar a cidade limpa”, relatou.

Com relação a rota de serviço de coleta do lixo domiciliar, o que é produzido dentro das residências, Suammy assegurou que a Prefeitura deverá adquirir mais um carro coletor para acelerar o serviço em toda a cidade. “Todas as máquinas que estavam paradas foram colocadas à disposição e até quarta-feira todas estarão em pleno funcionamento para que tenhamos mais êxito e eficácia no trabalho que vamos executar”, destacou.

O subsecretário Suammy pediu para a população para que possa colaborar evitando de jogar lixo fora do horário estabelecido para evitar o surgimento de lixeiras viciadas e a proliferação de doenças. Para tanto, Patrocínio informou que será veiculada nos veículos de comunicação como rádio e TV uma campanha publicitária de conscientização, além de equipes volantes que irão levar explicação e orientação sobre o depósito correto do lixo e os perigos de doenças que o acúmulo de resíduos podem causar para as pessoas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui