25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mutirão de obras da Prefeitura de Manaus leva infraestrutura ao bairro Japiim

Nesta sexta-feira, 19/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou um mutirão de pavimentação asfáltica nas ruas do conjunto 31 de Março, no bairro Japiim I, zona Sul. Mais de 50 trabalhadores dos distritos de obras dos bairros Morro da Liberdade, Petrópolis, Alvorada e Compensa, atuam nos serviços de recuperação das vias, em regime de mutirão, realizados sempre nos fins de semana.

A princípio, equipes da Seminf trabalham na rua 31 de Julho, que estava intrafegável e recebeu 20 toneladas de massa asfáltica, possibilitando trafegabilidade mais segura. O engenheiro da Seminf, Alessandro Rodrigues, explica que os mutirões têm acontecido sempre nos fins de semana, nos bairros que estejam precisando de reparos rápidos, porém, no Japiim as obras são realizadas também em comemoração ao aniversário do bairro, que no dia 31 deste mês completa 51 anos de existência.

“Por determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, estamos intensificando os mutirões de obras nos fins de semana. A cada semana mais bairros são atendidos, e esta semana também em virtude do aniversário do bairro, as obras foram iniciadas aqui no conjunto 31 de Março, garantindo qualidade e eficácia de trabalho em pelo menos cinco ruas que estavam intrafegáveis”, afirmou Rodrigues.

O engenheiro explicou ainda que a primeira etapa do serviço tem a finalidade de preparar a base da via com a retirada de todo o material saturado e depois a limpeza e pintura de ligamento, para poder em seguida aplicar a massa asfáltica, que será selada com o rolo compressor, fazendo a compactação do asfalto. Em seguida, a via é liberada.

Segundo os moradores, não havia reparos nas ruas do Japiim I, há mais de 10 anos. A dona de casa Daniela Souza diz que na rua 31 de Julho, onde ela mora há 15 anos, era impossível trafegar.

“Principalmente nesse período de chuva, o asfalto rapidamente se deteriora, tem horas que a gente não consegue passar por uma área sem se sujar. É um bairro antigo, que deveria ter um asfalto de qualidade. As ruas esburacadas eram os nossos maiores problemas e a gente fica feliz quando vem um mutirão de obras como esse, afinal é o nosso bairro, é onde a gente mora, onde transitamos sempre e eu tenho certeza que vai melhorar muito o tráfego para quem mora aqui”, afirmou a moradora.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Foto – Marcio Melo / Seminf

spot_img