27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Mutirão de Prefeitura de Parintins beneficia dezenas de mulheres em Vila Amazônia

O grande mutirão de ações realizado pela Prefeitura Municipal de Parintins as mulheres na Vila Amazônia nesta sexta-feira, 06, beneficiou dezenas de cidadãs com uma série de serviços. Por determinação do prefeito Alexandre da Carbrás, várias secretarias estiveram presentes como a de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), Saúde (Semsa), de Políticas Públicas para Mulheres (Sepom) e demais órgãos públicos como, Delegacia Especializada de Parintins, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Posto de Saúde Padre Francisco Luppino e Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

A secretária de políticas públicas para mulheres, Karine Brito disse o mutirão de ações teve o objetivo de comemorar o dia internacional das mulheres ofertando serviços especializados. “Essa é uma das primeiras ações da secretaria das mulheres que disponibiliza atendimento especializado em relação ao problema que a mulher sofre a cada dia, a violência psicológica, doméstica e sexual. Ofertamos um setor jurídico com assistente social, psicólogos e a delegacia de Parintins para acompanhar as mulheres vítimas de alguma violação de direito” explicou.

A delegada Ana Denise explica que a delegacia ofertou durante a ação serviços com apoio da defensoria pública para resolver os casos de violação de direitos. “Estamos indo até a casa das mulheres que passaram por alguma violação de direito para saber se a medida protetiva está sendo cumprida” afirmou.

O defensor público Nilton Lucena ressaltou que a defensoria levou a comunidade serviço jurídico gratuito para efetivar os direitos mais básicos dos cidadãos, com atendimentos no âmbito do direito família, direito civil e criminal. O secretário de assistência social, Wanderley Ribeiro ressaltou que durante a ação a Semasth em parceria com o PAC e Conselho Tutelar, proporcionou serviços de expedição da primeira e segunda via da carteira de identidade, assim como os serviços do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

Para diretora do PAC, Cleumara Monteverde, a ação comunitária beneficiou muitos comunitários que almejavam obter a carteira de identidade e eliminou a necessidade dessas pessoas irem até Parintins para isso. A presidente da associação dos moradores da Vila, Júlia Cursino, afirma que as ações são muito importantes não apenas para as mulheres, mas para todos os moradores, uma vez que a comunidade necessita dos atendimentos.

A coordenadora da Atenção Básica de Parintins, Betânia Pacheco, destaca que a Semsa proporcionou atendimento de planejamento familiar com psicólogos e assistentes sociais, assim como atendimentos ginecológicos com dr. Osvaldo e atendimento clínico com dr. Paulo Sarrazin. “Trouxemos enfermeiros e toda a equipe do CTA para realizar testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis com a avaliação do bioquímico que realizou exames laboratoriais. Também realizamos a coleta de PCCU (Preventivo) nas mulheres”, ressaltou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui