As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Na Argentina, Amazonas assina declaração internacional para diminuir efeitos das mudanças climáticas e cobra compromisso de países ricos

O Governo do Estado assinou nesta quinta-feira (15/08) a Declaração de Santa Fé, que tem como principal objetivo firmar compromissos com governanças das Américas para enfrentar as mudanças climáticas e proteger os recursos naturais da região. No evento, o Amazonas cobrou também o apoio de países ricos no financiamento de ações de conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do estado. A assinatura ocorreu durante a III Cúpula Climática das Américas, na cidade de Rosário, na Argentina.

No documento, os líderes estaduais, regionais e municipais se comprometeram a adotar uma série de medidas para promover ações conjuntas para enfrentar as mudanças climáticas. Entre os pontos definidos na declaração está a redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEEs), com o objetivo de gerar qualidade de vida e crescimento econômico para a população.

Representando o Amazonas no evento, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, cobrou o compromisso dos países ricos no financiamento de projetos e programas que permitam que as regiões mais pobres, como a Amazônia Legal brasileira, possam fazer a transição para uma economia de baixa emissão, além de garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial aos moradores do interior do Amazonas.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, o encontro é uma oportunidade de mostrar as ações do Governo do Amazonas no cumprimento das metas do Acordo de Paris, em especial quanto à redução das emissões de gases do efeito estufa.

“Sabemos que enfrentar o problema da mudança climática é uma responsabilidade compartilhada entre governos, empresas, organizações da sociedade civil e a comunidade. Os desafios do aquecimento global devem ser divididos igualmente entre todos os países, sejam desenvolvidos ou em desenvolvimento”, afirmou Taveira.

Sobre III Cúpula Climática das Américas – A cúpula está sendo realizada nestes dias 14 e 15 de agosto, e reúne mais de dez países para discutir ações contra as mudanças climáticas. No evento, mais de 15 painéis e 40 expositores estão discutindo uma estratégia para alcançar os compromissos definidos no Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Em 2018, a Província de Santa Fé assumiu o papel de copresidente da Coalizão Under2 para a América Latina e o Caribe. A Coalizão Under2 é uma aliança internacional composta por governos subnacionais, cujo objetivo é limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C.

FOTO: Divulgação

você pode gostar também