25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

‘Natal do Abraço’ apresenta espetáculo de inclusão e magia em Manaus

A programação cultural do “Natal do Abraço”, campanha natalina realizada pela Prefeitura de Manaus, encerrou sua série de atividades em grande estilo no Parque Municipal do Idoso, nesta sexta-feira, 13/12. A atividade, coordenada pelo Fundo Manaus Solidária e que percorreu aproximadamente 10 espaços administrados pelo município, levou muita alegria, diversão, encanto e inclusão na apresentação do parque do Idoso.

Pelo primeiro ano, a Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo participou do “Natal do Abraço”. Com a peça teatral “Auto de Natal Caboclo”, os alunos representaram o nascimento de Jesus fazendo uso de elementos e personagens da Região Amazônica. A peça é ambientada em uma cabana feita de palafita às margens do rio Amazonas, onde os ribeirinhos José, Maria e Jesus, que acabara de nascer, recebem a visita de pescadores, fazendeiros, pastorinhas, índios e seringueiros.

O momento foi coroado com a apresentação do coral de anjos, que se apresentou em Libras, e dos outros personagens comemorando a chegada do menino Jesus. A apresentação emocionou a muitos, entre eles, Marilúcia Pinheiro, 72, que foi às lágrimas ao ver a apresentação dos alunos. “É lindo ver isso aqui. Ver que não há limitação que impeça de falar sobre amor, sobre o amor de Deus por nós”, disse.

Quem também era só emoção era Cristiane Luísa do Nascimento, mãe de dois alunos da escola, Djerick Adriano, 23, e Ana Luísa, 19. Conforme ela, pais e professores estavam com a emoção à flor da pele por ver filhos e alunos apresentando um trabalho tão belo e de grande emoção e, principalmente, de inclusão.

“Se todos as pessoas vissem esse espetáculo veriam o quanto é emocionante. Tenho muita gratidão por existir uma escola da Prefeitura de Manaus no nível que é a André Vidal de Araújo. Você está acostumado a ver um Natal com pessoas normais e não com crianças especiais, e isso aqui para os pais, para todo mundo, é muito importante. Isso aqui representa é um abraço enorme em todos nós. Sou só gratidão”, afirmou.

A secretária da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, destacou a importância da inclusão social, de todos os públicos, para a gestão municipal. “O “Natal do Abraço” ressaltou aqui um trabalho de inclusão, respeito e responsabilidade que a Prefeitura de Manaus vem executando diariamente em nossa cidade”.

“É lindo ver o que esses jovens são capazes quando lhes são dadas oportunidades. E é isso que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem feito, garantindo oportunidades para que haja inclusão, através da educação. A inclusão é também uma das principais características do trabalho da presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, por isso o ‘Natal do Abraço’ e esse compromisso para que todos tenham seus direitos respeitados e que sejam tratados como iguais, que é o que todos somos, iguais. Parabéns aos pais, aos professores, ao gestor e a todos que sonharam e realizaram esse sonho”, falou.

A escola André Vidal de Araújo atende alunos com deficiência física, deficiência auditivo/surdo, deficiência visual, Transtorno Global do Desenvolvimento, deficiência intelectual e deficiência múltipla de várias áreas da cidade com ensino fundamental do 1° ao 5° anos especial e Educação de Jovens e Adultos Especial, totalizando 470 alunos.

Parque Cidade da Criança

Após a apresentação dos alunos, foi a vez de Papai e Mamãe Noel, com sua turma de duendes, fadas, biscoito de natal e outros seres encantados darem continuidade ao espetáculo. Com a mensagem de que o Natal é mais do que presentes e de que ele marca o nascimento de Jesus Cristo e a necessidade de nascimento de um novo tempo em cada um, a turma do Parque Cidade da Criança apresentou o espetáculo “Natal do Abraço 2019 – A Magia está no Ar”.

A programação cultural do “Natal do Abraço”, em 2019, passou pela galeria dos Remédios, galeria Espírito Santo, shopping Phelippe Daou, parque Cidade da Criança, Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, mercado municipal Adolpho Lisboa, parque Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, CSU do Parque 10 e Parque Municipal do Idoso.

A programação artística e cultural do “Natal do Abraço” compõe o eixo “Noites Felizes”, que oferece de forma gratuita à população a apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade.

Texto – Michele Gouvêa / Manaus Solidária

Foto – Karla Vieira / Manaus Solidária e Nathalie Brasil / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui