25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

‘Natal do Abraço’ – Mercado Adolpho Lisboa tem manhã de encanto, magia e alegria no centro de Manaus

Quem foi fazer compras no Mercado Municipal Adolpho Lisboa na manhã deste sábado, 7/12, teve a grata satisfação de poder participar da programação do “Natal do Abraço”. Promovido pela Prefeitura de Manaus, com a coordenação do Fundo Manaus Solidária, o “Natal do Abraço” presenteou o público com atrações culturais e com a entrega de uma grande árvore de Natal, a “Árvore Cabocla”.

O “Natal do Abraço” é uma campanha que há três anos oferece à população ações artísticas, culturais, sociais e solidárias com o objetivo de fortalecer nas pessoas os bons sentimentos que florescem, especialmente nesta época do ano. Toda a programação do “Natal do Abraço” transmite mensagens de solidariedade, fraternidade, corresponsabilidade com a cidade e sobre protagonismo cidadão.

E não foi diferente no Mercado Adolpho Lisboa. Os alunos do coral infanto-juvenil, da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno, regidos pelo maestro Arildomar Pinheiro, encantou o público com músicas populares e natalinas. Depois foi a vez dos artistas do Parque Cidade da Criança, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), levarem sua alegria, música e animação para clientes e permissionários.

Pai de Ana Vitória Freire, de 5 anos, Rafael Freire, 36, foi um dos que mais aproveitou da iniciativa, ao lado de sua pequena. “Gostei muito dessa iniciativa porque ela mantém a magia do Natal e te permite vivenciar uma experiência boa e que é importante para todos nós. Quando os pais se envolvem, as crianças se envolvem muito mais e manter esse espírito natalino é muito bom para todos”, opinou.

Os personagens foram embora, mas o encanto do Natal permanecerá no Mercado Adolpho Lisboa até o final do mês por meio da “Árvore Cabocla”. Com sete metros de altura, a estrutura foi projetada pelo artista plástico Juarez Lima, que utilizou na decoração, entre outros itens, adereços feitos com produtos da floresta, como fibras de palmeiras.

“Esta árvore quer representar a identidade amazônica, com decorações que remetem aos nossos ribeirinhos. Nela foram usadas sarrapilha (fibras de estopa), cestos trançados com fibras, chapéus de palhas, além de mangueiras de LED. A ‘Árvore Cabocla’ não teria um melhor lugar para ser instalada do que aqui, à margem do rio Negro”, disse o artista.

A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio reforçou as mensagens transmitidas pelo “Natal do Abraço”, relembrou que o Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi recuperado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e falou do desejo da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro e de toda a Prefeitura de Manaus em desejar um feliz Natal a todos os manauaras.

“O ‘Natal do Abraço’ é mais uma forma de dizer muito obrigado a Manaus e de desejar muitas bênçãos às famílias manauaras. Cada palavra, cada gesto do Natal que estamos vivendo deve ser mantido em nós durante o ano todo. Para muitos são apenas símbolos, como está árvore que embeleza o centro históricos, mas o desejo é que esses símbolos nos lembrem sempre de qual é o real motivo do Natal. Que 2020 seja de muita saúde e com Deus no coração”, finalizou.

Coral Dom Jacson

O coral Dom Jacson atende crianças matriculadas na E.M. Dom Jacson Damasceno Rodrigues desde 2015. Ele é um coral infanto-juvenil de caráter rotativo, onde a cada ano os alunos do 9º ano saem, dando lugar aos alunos do 6º ano. O coordenador do coral é o professor da disciplina Artes e maestro, Arildomar Pinheiro.

Natal do Abraço

O “Natal do Abraço” possui três eixos de atuação, o primeiro eixo é o “Espírito de Natal”, que trata sobre a ornamentação da cidade; o segundo eixo é o “Noites Felizes”, que consiste na programação cultural com apresentação de corais, fanfarras e grupos musicais em diversas áreas da cidade e o terceiro eixo são os “Almoços Solidários”, em que são promovidos almoços natalinos em áreas periféricas da cidade com pessoas, reconhecidamente, em situação de vulnerabilidade social.

Texto – Michele Gouvêa e Daniel Brito / Manaus Solidária

Foto – Karla Vieira / Manaus Solidária e Nathalie Brasil / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui