27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” abre para visitação pública no Porto do Rodway, em Manaus

Como parte das comemorações dos 150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, comemorada no dia 11 de junho, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) abrirá para a visitação pública o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá” subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

A visitação acontecerá neste sábado, 13 de junho, das 8h às 17h, no Porto do Rodway localizado na costa oeste do Rio Negro, no Centro de Manaus.

O público terá a oportunidade de conhecer a estrutura do navio, assim como as suas principais atividades na Amazônia Ocidental.

Conheça o Navio para visitação:

Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá”

Este navio foi construído no estaleiro MAC-LAREM, Niterói, RJ, fruto de um projeto do Engenheiro Naval Jorge A. E. Vasques, com grande índice de nacionalização de equipamentos e sobressalentes.

As características do navio são adequadas para a navegação fluvial e ao clima da região amazônica.
Foi lançado ao mar em 10 de março de 1974 e entregue pelo estaleiro à Marinha em 05 de novembro de 1975.
O “Amapá” foi incorporado à Armada em 12 de janeiro de 1976, partindo em fevereiro de 1976 para Manaus, onde passou à subordinação da Flotilha do Amazonas em maio do mesmo ano.
Dentre as atividades destacam-se:
– Operações Ribeirinhas – Operações Navais com outras unidades navais da Marinha do Brasil, tropas do Corpo de Fuzileiros Navais, tropas do Exército Brasileiro, unidades da Força Aérea e unidades navais das Marinhas de Guerra do Perú e da Colômbia (BRACOLPER);

– Patrulha Fluvial – Patrulha ao longo de todos os rios da Amazônia, atingindo todos os pontos limítrofes, através das vias fluviais;
– Controle de tráfego Fluvial – Controle de navios e embarcações em trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras;
– Inspeção Naval – Interceptação e inspeção em navios e embarcações trafegando ou atacados, para verificação de sua documentação e estado do material, com ênfase de à “segurança da navegação” “salva-guarda da vida humana e visando, primordialmente, o processo educativo de formação dos tripulantes ribeirinhos, em apoio às Capitânias dos Portos; e
– Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Ação Cívico-Social (ACISO) – Assistência médico – odontológica primária às populações ribeirinhas; realização de palestras educativas; apoio a organizações que desenvolvem atividades assistenciais e de pesquisas (Projetos Rondon, Defesa Civil, LBA, etc); confraternizações com as populações e demonstrações públicas de civismo e preito aos símbolos e às Instituições Nacionais.

O NPaFlu “Amapá” tem como lema “PATRULHAR, PROTEGER e INTEGRAR”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui