24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Nazira na Roça: Maternidade arrecadou 5.481 copinhos de vidro para o aleitamento materno

O objetivo da coleta é auxiliar na alimentação dos recém-nascidos internados na unidade

A Maternidade Nazira Daou arrecadou 5.481 copinhos de vidro de 45ml para o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da unidade, durante o evento “Nazira na Roça”, realizado na quinta-feira (15/07). Os frascos coletados na campanha serão utilizados para alimentação de recém-nascidos, que necessitam de suplementação do leite materno.

“Foi um dia de comemoração para a unidade, sobretudo para o PCLH. Para os bebês prematuros e recém-nascidos que receberão esse suplemento no copinho. É a celebração da vida. Eles terão a oportunidade de nutrição de maneira apropriada, desenvolvendo a sucção e a promoção de educação em saúde que a gente oferta dentro do PCLH para mães com recém-nascidos internados na unidade. É muita felicidade e gratidão por quem doou, participou. Uma ajuda pela vida”, relatou a diretora da Maternidade Nazira Daou, Adriana Duarte.

A diretora destacou a grande adesão à campanha e a quantidade de copos arrecadados que superou as expectativas previstas para a ação, idealizada pela gerência de enfermagem da maternidade.

“Toda a repercussão do evento nos pegou de surpresa. Ninguém esperava que a adesão por parte da equipe fosse tão grande. Foi além das nossas expectativas. Após a coleta e processamento do leite materno, ele é administrado em copinhos de vidro por serem de fácil higienização e auxiliarem na administração do suplemento para os recém-nascidos”, contou a gestora.

Os copinhos são indicados em casos de ausência materna, dificuldade materna para o aleitamento por conta de patologias ou mães que passam por tratamentos incompatíveis com o aleitamento e, também, quando o recém-nascido apresenta dificuldade no padrão de sucção para o aleitamento materno.

A diretora explicou os processos executados no PCLH da maternidade para que os copinhos estejam aptos para uso. “Os copinhos são primeiramente lavados com água e sabão, no próprio setor PCLH, depois passam por mais uma etapa de higienização com saponáceos específicos e, por fim, são autoclavados, ou seja, esterilização por vapor de água em alta temperatura”, explicou a diretora.

Doação – Qualquer pessoa interessada em doar copinhos para o PCLH da Maternidade Nazira Daou pode entrar em contato com a gerência de enfermagem, por meio do telefone (92) 3649-2680. A entrega ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no setor de enfermagem da maternidade, na Avenida Camapuã, 108, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Campanha – A enfermeira Stella Pinheiro foi a ganhadora do concurso Rainha do PCLH, ao arrecadar 1.753 copinhos. A adesão foi tão grande que a enfermeira Jéssica Ferreira ficou na segunda colocação, ao coletar 1.452 copinhos, e recebeu a premiação de vice-rainha. A campanha ocorreu nas redes sociais, com os colaboradores de outros setores da maternidade e entre familiares dos candidatos, conforme explicou Duarte.

O evento “Nazira na Roça” elegeu a enfermeira Ingrid Irlen como ganhadora do concurso on-line Miss Simpatia, com 31.162 votos. A enfermeira Jenifer Cristina foi a segunda candidata mais votada, com 29.197 votos, e também recebeu a premiação. A ação tinha o objetivo de estreitar os laços entre a equipe profissional e estimular a humanização entre a equipe e as pacientes da maternidade.

“Para a escolha da Miss Simpatia foi disponibilizado um link de votação com o nome e setor de cada candidata e, antes mesmo do encerramento das votações, foram computados 70.000 votos”, ressaltou a diretora da maternidade.

FOTO: Divulgação/SES-AM

spot_img