Amazonas Notícias

Neste sábado (25/09), SSP-AM realiza ação social com pessoas em situação de dependência química no Centro

Ação vai acontecer na Praça dos Remédios, na rua Miranda Leão, no Centro Histórico de Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio Departamento de Prevenção à Violência (DPV), em parceria com o Instituto Asas pela Amazônia, realiza, neste sábado (25/09), uma ação social voltada às pessoas em situação de dependência química. A mobilização ocorrerá na Praça dos Remédios, na rua Miranda Leão, no Centro Histórico de Manaus, a partir das 14h.

A ação social segue determinação do secretário de Segurança, general Mansur, de intensificar o trabalho preventivo e também de auxiliar pessoas que buscam atendimento terapêutico para se livrar do vício das drogas. A iniciativa está inserida nas propostas do programa Amazonas Mais Seguro, criado pelo governador Wilson Lima.

De acordo com a coordenadora da ação pela SSP-AM, Ingrid Carvalho, os servidores estarão realizando o cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, juntamente com o atendimento psicológico.

“O Departamento realiza o atendimento do cidadão que deseja internação voluntária para tratamento de dependência química do álcool e outras drogas. Além de realizar o atendimento inicial do voluntário e de sua família, o DPV acompanha o processo de triagem de documentos e exames”, enfatizou.

Em casos que não é constatada a necessidade de internação, os pacientes são encaminhados e acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas – Dr. Afrânio Soares (CAPS AD III). Nos últimos quatro anos, o serviço já realizou mais de cem internações para tratamento em dependência química.

Outros serviços – Além do atendimento para dependentes químicos, a ação social contará com serviços como atendimento psicológico, médico, jurídico, fisioterapêutico, entre outros.

Os servidores do DPV também vão realizar uma blitz de panfletagem para conscientizar a população sobre o Setembro Amarelo, mês marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A panfletagem tem como objetivo orientar as pessoas na identificação e prevenção de possíveis casos de suicídio.

FOTO: Divulgação/ SSP-AM

Relacioandos