27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

No Dia do Profissional de Educação Física, CREF8 celebra avanços na região Norte

No dia 1º de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Profissional de Educação Física. Em 2018, o Sistema CONFEF/CREFs celebra 20 anos de uma história repleta de lutas e conquistas. Junto à essa trajetória, o CREF8/AM-AC-RO-RR tornou-se um expoente na região Norte por sua contribuição na valorização dos Profissionais de Educação Física.

A partir dos anos 2000, graças ao enorme empenho de vários profissionais, foi possível a criação do CREF8, que chegou a responder por 6 estados e mais de 7 mil profissionais registrados.

Com sede em Manaus (AM), o Conselho tem enfrentado com êxito, ao longo dos 18 anos de existência, os desafios impostos pelas particularidades da região amazônica. Para chegar às cidades dos interiores se faz necessário passar por estradas de difícil acesso. Na maioria dos casos, embarcações são os únicos meios de alcançar municípios mais afastados, pois também não há condições de transporte aéreo.

“Durante nossa trajetória, obtivemos um crescimento satisfatório, assim como no resto do país, tanto no número de cursos oferecidos, uma vez que em alguns estados não existia curso superior em educação física, quanto nos campos de atuação profissional. Superar as barreiras logísticas é um dos nossos principais desafios, pois estamos em uma região continental. O Amazonas talvez seja o estado mais difícil por termos poucas estradas. Então, não temos outra alternativa a não ser o transporte fluvial. Já conseguimos chegar em 60% dos municípios do estado. Nossa meta é atingir cem por cento e com eficiência”, destaca o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo.

Apesar das dificuldades, são muitos os avanços a serem celebrados. Um deles foi o desmembramento do Conselho em 2015 com o surgimento do CREF18 (PA-AP). Com o avanço do trabalho desenvolvido no CREF8, os estados do Pará e Amapá comprovaram a capacidade de autossustentação.

Além disso, neste ano, o CREF realizou seu primeiro concurso público atingindo todos os estados de sua abrangência; medida que ajudará nas ações de orientação e fiscalização no Amazonas e nas demais seccionais. Outra boa nova é a conquista do novo prédio da sede, que está em fase de construção.

“O concurso é a forma mais democrática para o acesso e tínhamos interesse em realizá-lo há muito tempo. Felizmente, hoje o conselho tem condições para tal. Junto a isso, estamos realizando um grande sonho, que é nova sede. A obra tem previsão de duzentos e dez dias”, pontua Azevedo.

Para celebrar os 20 anos da Lei 9.696/1998, que regula a profissão, o CREF8 está com programação diferenciada. Durante todo o ano, estão sendo realizados cursos, palestras e workshops nos quatro estados que abrange. A programação do Fórum de Educação Física Escolar já passou por Boa Vista (RR) e percorrerá até o fim do ano Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Além disso, Manaus ainda receberá uma edição regional do projeto Viva EF.

“Como o próprio CONFEF destaca: ‘A luta é diária. As conquistas são eternas’. E é isso que a nossa gestão à frente do CREF8 quer evidenciar. Estamos trabalhando com seriedade e responsabilidade para que a profissão seja ainda mais valorizada perante a sociedade. O trabalho é longo e árduo, mas lá na frente colheremos bons frutos”, finaliza o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui