25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

No Dia Mundial da Saúde, Sejusc promove atividades físicas e rodas de conversa no abrigo emergencial

Ação foi realizada nesta quarta-feira (07/04)

Em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realizou, nesta quarta-feira (07/04), em parceria com o Sesc Amazonas, atividades físicas e recreativas, rodas de conversas sobre a saúde íntima da mulher e saúde bucal. Além disso, teve também distribuição de kits de higiene para as pessoas em situação de rua acolhidas no abrigo emergencial temporário.

A ação contou ainda com a presença de médicos voluntários do projeto Consultório na Rua, com uma palestra de conscientização sobre a hanseníase.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, as parcerias são de grande ajuda na realização das atividades diárias do abrigo emergencial.

“O nosso trabalho não para por aqui. Queremos continuar promovendo os direitos e possibilitando oportunidades às pessoas em situação de rua, que merecem uma chance de mudança, e por meio do Governo do Amazonas, estamos trabalhando com isso, oferecendo cursos, atividades e palestras”, afirmou.

A secretária executiva de Direitos Humanos da Sejusc, France Mendes, destacou que as ações, realizadas em conjunto com outras instituições, dão esperança de uma vida melhor aos abrigados.

“Essas ações e treinamentos com atividades físicas mostram a eles que no dia de amanhã eles podem ter uma vida melhor. Isso traz saúde, vida e esperança, sendo um momento de novas oportunidades e aprendizados”, disse.

Atividades – Para a enfermeira do Sesc, Bruna Farhat, essas atividades e rodas de conversa têm como objetivo levar conhecimento sobre a saúde física, bucal e íntima, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados diariamente.

“Trouxemos o setor de esporte e recreação, para fazer o funcional, futebol e aula de ritmos, tudo isso com o intuito de mostrar que a saúde física vai além da estética, podendo também ser um grande remédio para a saúde mental. Nós temos também uma unidade móvel que está realizando uma roda de conversas sobre a saúde íntima da mulher”, informou.

O médico Cassiano Vasconcelos, do projeto Consultório de Rua, explicou que as palestras são realizadas semanalmente com temas diferentes.

“Hoje a gente veio aqui no abrigo emergencial temporário da Sejusc para fazer uma ação de saúde, falar sobre hanseníase, que é uma doença bem comum e pouco falada, então viemos trazer informações sobre essa doença à população em situação de rua”, disse.

FOTO: Raine Luiz/Sejusc

spot_img