27.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

No Dia Mundial do Doador, Hemoam faz homenagem e abre campanha em parceria com shopping center

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira, dia 14 de junho, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) realiza, às 10h30, no Salão de Doadores da instituição (avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, zona centro-sul), uma programação especial para homenagear os doadores. A cerimônia interna contará com a presença do Coral dos Correios (Diretoria Regional), conhecido como “Coral Erê”, criado em 1994 e abre oficialmente a programação da campanha do Dia do Doador intitulada “Estenda o braço para a vida, doe sangue”, que este ano terá o shopping Manauara como parceiro.

Nesta terça e quarta-feira (14 e 15), o “Vampirão”, unidade móvel usada para a coleta itinerante, estará nas dependências do shopping, localizado entre as avenidas Mário Ypiranga (antiga Recife) e Umberto Calderaro Filho (Paraíba), atendendo aos doadores. O veículo ficará estacionado na entrada do centro de compras que fica pela avenida Umberto Calderaro Filho, das 10h às 21h.

Em vídeo publicado na página do Hemoam, na internet (www.hemoam.am.gov.br), o diretor presidente do órgão, Nelson Fraiji, falou da satisfação de comemorar o Dia do Doador e da importância de lembrar do gesto humanitário, que é a doação de sangue. “O Hemoam não poderia deixar de identificar a sua satisfação de levar à sociedade, que é a referência deste dia, uma homenagem que o mundo inteiro presta a quem dispõe um pouco do seu tempo e de suas vidas para ajudar ao próximo”, disse Fraiji.

Segundo o gestor, a parceria com o shopping Manauara busca conscientizar um grande número de pessoas. “Queremos chamar mais pessoas a participarem desta corrente que nos une, que é a doação de sangue e aumentar a segurança que todos nós precisamos ter com o sangue disponível no Hemocentro”.

Onde doar sangue – Fraiji destaca ainda que, independente das campanhas, como esta do Dia do Doador, o Hemoam está aberto às doações de segunda à sábado, das 7h às 18h. As doações também podem ser feitas no Posto Avançado de Coleta do Hemoam, na Maternidade Estadual Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira, zona leste. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.

Quem pode doar sangue – Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue. O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, usuários de droga, que teve malária, recebeu transfusão sanguínea, que teve doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses, ou que teve febre nos últimos 30 dias.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui