24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

No Governo Amazonino, serviços de apoio às vítimas de violência doméstica e familiar alcançam 20 mil mulheres no Amazonas

Em um ano, cerca de 20 mil mulheres, e seus filhos, em situação de violência doméstica e familiar foram atendidas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Governo do Amazonas. O trabalho se deu pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), com a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, Centro de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e Rede Mulher Itinerante.

Além disso, outro universo de pessoas foi alcançado no Estado, com ações de conscientização sobre os direitos das mulheres e cursos de empoderamento.

Seguindo determinação do governador Amazonino Mendes, de outubro de 2017 a outubro de 2018, a política de atenção à mulher em situação de violência doméstica e familiar foi intensificada. Além disso, também foram adotadas estratégias de conscientização para o problema social e as formas de identificá-lo e combatê-lo. Entre as iniciativas do tipo, a Primeira Caminhada Empodera Mulher.

Em seu balanço de gestão, a Sejusc destaca as ações de maior abrangência desenvolvidas no período: em parceria com o Governo Federal, a incorporação de “Ações de Atendimento Itinerante à Mulher Vítima de Violência do Campo e da Floresta”, por intermédio de unidades móveis, com atendimento multidisciplinar; curso Empodera Promotoras Legais Populares, que formou 287 mulheres.

Atendimento e conscientização – A Sejusc realizou ainda o curso Capacitação e Empreendedorismo Empodera Mulher, para 40 mulheres em situação de vulnerabilidade social, no Cream; Ações Itinerantes de Enfrentamentos à Violência contra a Mulher, com unidade móvel no Conjunto Viver Melhor. Essa ação beneficiou 1.997 pessoas, com atendimento psicossocial, encaminhamentos jurídicos, entre outros.

Sensibilização – No Carnaval, a difusão de informações sobre os direitos das mulheres abrangeu aproximadamente 7 mil pessoas. Durante dez dias, equipes da Sejusc percorreram blocos e bandas de rua, o desfile das escolas de samba e o Carnaboi.

No Abrigo Antônia Nascimento Priante, 27 mulheres foram atendidas, com risco iminente de morte ou grave ameaça – 50 crianças e adolescentes dessas mulheres também foram acolhidos. Pelo Sapem, 3.557 mulheres foram atendidas, mais 169 crianças e adolescentes. No Cream, 1.789 mulheres e 56 crianças receberam atendimento. Já a Rede Mulher Itinerante prestou 8.850 serviços a mulheres em Manaus e no interior, beneficiando 14.463 pessoas.

FOTOS: ARQUIVO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui