24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

NORTE: 5 mil pacientes que vivem com HIV recebem medicamento 3 em 1

Mais de cinco mil pessoas que vivem com aids na região Norte já podem ter acesso ao medicamento conhecido como 3 em 1 na rede pública de saúde. Esse tratamento reúne em uma única dose os três medicamentos Tenofovir, Esse tratamento reúne em uma única dose os três remédios Tenofovir, Lamivudina e Efavirenz. A combinação dos medicamentos vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas que vivem com aids no Brasil. O diretor do Departamento de DST/aids e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca os vários benefícios do remédio 3 em 1. “Quando a gente fazia o comprimido separado, a pessoa precisava tomar quatro comprimidos ao dia, e isso vai ser substituído por um comprimido só ao dia. Tem uma série de estudos que demonstram que isso aumenta muito a aderência ao tratamento. E ao aumentar a aderência, você tem um benefício individual, porque o seu organismo vai responder melhor, vai evitar infecções, vai evitar complicações da doença, mas você tem um benefício coletivo, porque quando você derruba o tanto de vírus que está circulando no organismo, isso faz com que você também não possa transmitir o HIV.”
O diretor do Departamento de DST/aids e Doenças Transmissíveis, Fábio Mesquita, destaca ainda que o Brasil hoje oferece os melhores tratamentos que existem no mundo para combater o HIV. “A gente tem hoje, praticamente, todos os medicamentos que se usam no mundo hoje. A gente tem os melhores medicamentos da primeira linha. A gente tem praticamente tudo o que é prescrito nos países desenvolvidos. Alguns deles produzidos nacionalmente, outros importados.”

Atualmente o SUS, oferece, de graça, 22 medicamentos para o tratamento da aids. Além dos remédios, os pacientes contam também com uma rede de assistência formada por Centros de Testagens e Aconselhamento, Serviços de Assistência Especializada e Unidades de Distribuição de Medicamentos. Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis para os pacientes que vivem com o HIV, acesse a página www.aids.gov.br
Reportagem, Victor Maciel

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui