31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Nova Acrópole estreia especial de Natal no Youtube neste domingo (20)

Organização apresenta síntese das atividades do ano com reflexões filosóficas, música, teatro e ações de voluntariado

O que é a dimensão humana da vida? Essa é uma das reflexões que o especial de Natal “Como a filosofia pode ser útil em tempos de crise?”, da Organização Internacional Nova Acrópole, pretende trazer para o público no próximo domingo, 20.12.20, a partir das 17h (horário de Brasília). O evento, cuja primeira edição está sendo realizada este ano, será totalmente online e gratuito, exibido no canal da instituição no Youtube.

O evento é uma síntese das atividades de filosofia, cultura e voluntariado realizados ao longo do ano de 2020 e traz conteúdo especial voltados à temática trabalhada no Dia Mundial da Filosofia (DMF) deste ano, que apresentou o ponto de vista de vários filósofos ao longo da história sobre as diversas maneiras de passar por período de crise, utilizando as adversidades como oportunidade de crescimento e fortalecimento interior.

O objetivo, de acordo com a organização, é contribuir ativamente para a sociedade com reflexões que possam ajudar o desenvolvimento humano e a resolução de conflitos que ficaram evidentes durante a pandemia.

Fruto de um trabalho coletivo e elaborado de forma online por filósofos voluntários de Nova Acrópole em todo Brasil, o vídeo tem 45 minutos de duração. Ao longo desse período, serão exibidos trechos de palestras, com contribuição filosófica para reflexão, além de peça de teatro e músicas que condizem com a temática de desenvolvimento humano, do ponto de vista artístico. Ao final, o evento traz ainda um balanço das ações realizadas no âmbito do voluntariado promovido por Nova Acrópole Brasil.

Em um determinado trecho, por exemplo, a idéia presente no postulado central da obra de Descartes, “Penso, logo existo” e que deu origem ao racionalismo empírico, é desmistificada a partir da análise de sua obra e da etimologia da palavra utilizada na origem, cognatus, o que daria outra redação ao pensamento “Penso, logo sou” .

Esta será a primeira edição do evento. A apresentação será realizada pela professora Lúcia Helena Galvão, voluntária há 31 anos na instituição e uma das palestrantes mais antigas.

Sobre Lúcia Helena

Professora de Nova Acrópole, ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil. Na internet, é um fenômeno nas redes sociais e Youtube onde possui milhares de seguidores e 40 milhões de visualizações.

Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

SERVIÇO

O QUÊ: Especial de Natal “Como a filosofia pode ser útil em tempos de crise?”

QUANDO: Domingo, 20 de dezembro de 2020

ONDE: Canal de Nova Acrópole no Youtube: youtube.com/novaacropole

HORÁRIO: 17h (Horário de Brasília)

QUANTO: Gratuito

spot_img