26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Nova ponte e asfaltamento vão garantir trafegabilidade no Alvorada

A obra da Prefeitura de Manaus de reconstrução da nova ponte sobre a rua 9, no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste, já está quase pronta. Todo o trabalho de recomposição do leito, colocação de aduelas e contenção em rip-rap está concluído. Em 45 dias, a rua deverá ser devolvida ao tráfego, com novo recapeamento asfáltico.

Essa é uma das dezenas de pontes que já foram recuperadas ou estão com obras em andamento, seguindo padrões técnicos específicos para garantir sua durabilidade. Nesta segunda-feira, 12/11, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, estiveram no local acompanhando o andamento das obras e conversando com a população. “Nós então estamos fazendo uma ponte moderníssima, toda concretada inclusive o rip-rap vai ser concretado. Isso aqui vai segurar veículos pesados, ônibus e nós damos uma garantia de 50 a 70 anos”.

Com uma nova estrutura em aduelas de concreto, medindo 2,5m por 2,5m, o equipamento solucionará antigos problemas de estrutura na ponte, causados pelo intenso fluxo de veículos, e evitará as alagações que prejudicavam os moradores do entorno. “A gente fez o assentamento, a preparação de toda a base de pedra para assentar as aduelas. São 22 metros de aduelas, e após isso começamos a trabalhar na parte de concretagem, que é para dar a resistência a ela. Subimos um pouco o nível, para evitar futuras inundações. E agora estamos fazendo a parte de encabeçamento para finalizar a obra. Acreditamos que, daqui a 45 dias, estaremos entregando a via totalmente pronta e recapeada”.

Uma equipe de 20 trabalhadores realiza o serviço que tem a previsão de ser concluído até o fim do mês de novembro. Após a finalização, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vai implantar nova sinalização no local.

O prefeito disse, ainda, que o trabalho de reconstrução de pontes deverá ser intensificado em toda a cidade a partir da liberação do empréstimo feito junto à Caixa Econômica Federal para investimentos em obras de infraestrutura. “Vamos intensificar esse trabalho de reconstrução de pontes, além da construção de obras de artes, viadutos, passagens de nível e manter o trabalho de asfaltamento, seja com recapeamento, seja com tapa-buraco. O importante é que Manaus sabe que temos um projeto e que temos muita disposição para trabalhar e resolver problemas”.

Texto: Jacira Oliveira/Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui