Novas viaturas da PM são entregues para municípios da Região Metropolitana de Manaus

Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM) estão (PMAM) recebendo novas viaturas para a Polícia Militar do Amazonas, entregues pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A entrega faz parte das ações de reaparelhamento e melhoria dos órgãos do sistema determinadas pelo governador Amazonino Mendes.

Ao todo, os municípios receberão 50 viaturas. Serão beneficiados Iranduba, Itacoatiara e Manacapuru, que receberão cinco viaturas cada; Careiro da Várzea, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, que passarão a ter quatro viaturas novas; Autazes, Careiro e Novo Airão, que receberão três viaturas cada um, além de Silves e Itapiranga que tiveram o reforço de mais uma viatura desde quinta-feira (11/10).

Segundo o secretário de segurança, coronel PM Amadeu Soares, as novas viaturas dão condições de trabalho ao interior para o enfrentamento da violência. “Isso faz parte do plano de estrutura do governador Amazonino Mendes para a segurança publica para que nossa população esteja muito bem protegida”, disse.

Além das 50 viaturas destinadas às cidades da Região Metropolitana, o interior do Estado foi contemplado com 200 novas viaturas tipo picape, tracionadas, que vão permitir acessar comunidades rurais e indígenas. Além da PM, os veículos também serão destinados a Polícia Civil. Além das sedes municipais, 44 comunidades ribeirinhas e indígenas passarão a contar com policiamento.

Reforço em Manaus – As tropas da Polícia Militar em Manaus também foram beneficiadas com sete novas viaturas. Destas, três foram destinadas à Ronda Maria da Penha e quatro foram destinadas ao Batalhão de Policiamento de Guarda (BPG), responsável, entre outros, pela escolta de presos das unidades prisionais no Estado durante transporte para audiências e atendimentos médicos. “Tínhamos veículos S10 que serviam como viaturas e não tínhamos tecnologia embarcada, a comunicação era apenas via rádio. Agora, poderemos acompanhar em tempo real as escoltas dos presos do sistema prisional. Isso ajuda na segurança dos policiais, dos presos e da sociedade em geral porque com isso conseguimos verificar onde a viatura parou, como está sendo feito o atendimento e subsidiar as ações, inclusive, da Corregedoria”, disse o comandante do BPM, coronel Ronilton Cavalcante.

Atualmente, o BPG conta com seis viaturas com tecnologia embarcada, GPS, monitoramento via rádio e câmeras, possibilitando maior segurança aos policiais militares durante às ocorrências e acompanhamento, em tempo real, dos atendimentos realizados (prisões, detenções, transporte de presos e escoltas).

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM