24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Novela – Comissão de Justiça da Câmara aprova a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Hospital Santa Casa

As discussões sobre a recuperação do Hospital Santa Casa de Misericórdia com a manutenção de suas características históricas e do atendimento médico a várias especialidades serão retomadas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a criação da Frente Parlamentar de Apoio à Instituição e Entidades Filantrópicas na Área de Saúde. A proposta teve o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovado, hoje, em plenário.

O Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar foi idealizado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM, vereador Professor Samuel, e, agora, será analisado na 3ª. Comissão de Finanças da Casa. “Sabemos que o Governo do Estado tem um projeto para a construção do Hospital de Combate e Prevenção do Câncer no local, mas não temos conhecimento se a proposta preserva as características histórias da entidade. Também existe um grande impasse sobre a necessidade de manter o hospital atendendo outras especialidades médicas”, disse Samuel.

Construída no século XIX para atender a população mais necessitada, o local se tornou referência de atendimento na capital. Além do valor assistencial, a casa possui valor histórico e arquitetônico por ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Apesar da importância, atualmente a Santa Casa encontra-se em estado de abandono e sem previsão de receber atenção por parte do poder público.

Com o objetivo de incentivar, proteger, defender e buscar soluções para a realidade vivida por essa e outras instituições hospitalares, o vereador Professor Samuel criou a proposta da Frente Parlamentar. “Com a proposta, pretendemos dar maior celeridade para a recuperação dessa instituição e de outros casos semelhantes. Hoje, a situação da Santa Casa é lastimável: o mau cheiro de dentro do local causa tristeza ao olhar e ver que, no passado, foi referência em cuidar das famílias manauaras, indígenas e de diversas localidades e naturalidades”, lamentou o vereador.

Estrutura

A estrutura da Santa Casa conta com dois ambulatórios com 17 consultórios médicos e oftalmológicos; 202 leitos – distribuídos em apartamentos e enfermarias da área clínica, cirúrgica e de maternidade-; centro cirúrgico com cinco salas; UTI e áreas de apoio tradicionais como lavanderia, laboratórios, cozinha, banco de sangue e salas administrativas.

Durante a votação na CMM, o vereador defendeu que não há razões que justifiquem mais de anos de abandono de um local que poderia estar sendo utilizado para benefício da saúde dos manauaras. Ainda pela proposta do vereador Professor Samuel, as reuniões da Frente Parlamentar serão públicas e realizadas periodicamente, com a participação dos cidadãos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui