Take a fresh look at your lifestyle.

Novo Airão – Wilson Lima entrega implementos agrícolas para impulsionar setor primário

Equipamentos possibilitam avanços e auxiliam no escoamento da produção

-publicidade-

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou equipamentos para fomentar as atividades do setor primário de Novo Airão, município que completou 65 anos neste sábado (19/12). Por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) foram entregues quatro patrulhas agrícolas compostas por motocultivador, carreta agrícola e sulcador, além de um caminhão-baú.

“Estamos entregando um caminhão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que vai ficar sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e vai ser destinado para o escoamento da produção. Também estamos entregando patrulhas mecanizadas que vão ser importantes para ajudar o homem do campo, fazer com que ele largue o cabo da enxada e tenha mais praticidade e modernidade, e possa utilizar o seu tempo para a sua produção. Isso vai servir para ajudar os agricultores”, ressaltou Wilson Lima.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção. Os implementos ficarão sob responsabilidade do Idam do município, para atender à demanda dos produtores que comercializam a produção para o PAA.

As patrulhas servirão para arar a terra e fazer o trabalho de mecanização agrícola dos produtores familiares. O caminhão-baú faz parte da frota de 16 veículos entregues na última segunda-feira (14/11), pelo governador Wilson Lima e pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni; para os produtores que atuam no PAA e precisam transportar sua produção da zona rural para a sede do município.

O PAA trabalha com foco no incentivo à produção rural da agricultura familiar e na assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“A gente está muito satisfeito com o apoio ao setor primário, haja vista os investimentos que estão sendo feitos, os implementos que estamos recebendo, as melhorias dos ramais, tudo está sendo feito para o produtor rural. Hoje Novo Airão é autossuficiente em ovos, em melancia, tivemos uma produção que, se você participar da nossa feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), aos sábados, você vai ver a alegria dos nossos produtores em produzir e vender. Nós hoje vemos a satisfação do produtor”, destacou o assistente técnico Waldomiro Borges, que auxilia os produtores rurais que buscam o Idam local.

“É isso aí que fortalece o nosso país, o nosso município em termos dos nossos compromissos e negócios gerais. Isso aí é que traz para as nossas mesas o nosso alimento”, acrescentou o produtor rural Evandir Furtado.

Fortalecimento do setor – Outras ações realizadas pelo Governo do Estado em Novo Airão, durante o ano de 2020, contribuíram para fortalecer o setor primário do município.

No mês de agosto, também com a presença do governador Wilson Lima, foram entregues implementos agrícolas e Cartões do Produtor Rural (CPR), além da liberação de R$ 55 mil em Crédito Emergencial para feirantes pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). A Sepror entregou, ainda, kits de apoio à piscicultura.

FOTO: Diego Peres/Secom

-publicidade-