28.3 C
Manaus
sexta-feira, dezembro 1, 2023

Novo episódio do ‘Bora Falar de Saúde?’ traz depoimento de quem recebeu diagnóstico de câncer de mama

O mais novo episódio do podcast “Bora Falar de Saúde?”, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerra o “Outubro Rosa” abordando o câncer de mama a partir das vivências de quem recebeu o diagnóstico da doença. Construído a partir do depoimento da médica cardiologista Nayra Cortez, diagnosticada com o tumor em 2010, o programa traz a história humana, alimentada pela fé e pela força, que muitas vezes se perde na estatística fria deste tipo de câncer, o mais prevalente entre as mulheres na região Norte.

O episódio já está no ar nas principais plataformas de podcast e também está disponível no canal oficial da Semsa no Youtube. A conversa com Nayra Cortez complementa, sob a perspectiva da paciente, as informações do episódio anterior, em que o médico mastologista Luciano Brandão e a enfermeira Lúcia Freitas abordam aspectos como diagnóstico, tratamento e assistência às mulheres com câncer.

Quem conduz o bate-papo é a médica Shádia Fraxe, especialista em Medicina da Família e Comunidades e titular da Semsa Manaus. “Esse novo episódio é muito especial, porque nele alcançamos uma outra dimensão, que é o ponto de vista de quem vive a doença, para, principalmente, encorajar tantas mulheres que estão passando pela mesma situação que a Nayra”, destaca.

No novo episódio, Nayra relata como tem sido sua vida desde que a doença foi descoberta no seio direito, há 13 anos, após uma consulta de rotina. Ela conta como recebeu a confirmação do diagnóstico e como encontrou coragem e disposição para seguir firme, mesmo depois da metástase óssea descoberta nove anos depois. A médica conta suas experiências com o tratamento em diversas fases e como o apoio da família foi e continua a ser fundamental no enfrentamento do processo de adoecimento e cura. Também relata como segue com a rotina profissional e o quanto valoriza o lazer, as relações sociais e as comemorações cotidianas.

Nayra Cortez estava fora de todos os padrões de risco para o câncer de mama, era muito jovem – 36 anos apenas, sendo que a doença afeta mais frequentemente mulheres a partir dos 50 anos -, não tinha histórico da doença na família, praticava exercícios, não fumava e havia amamentado seu filho até os dois anos de idade, reunindo fatores de proteção considerados importantes. Mesmo assim foi surpreendida com o diagnóstico positivo, aspecto que também é abordado no episódio.

Ainda em tratamento para a metástase óssea, mas em plena atuação profissional, jogando beach tennis e sempre de malas prontas para viajar, Nayra fala da esperança que deposita nos avanços da ciência e disse que todos os aspectos negativos da doença são menores que seu desejo de estar viva.

O podcast “Bora falar de Saúde?” é produzido pela Diretoria de Comunicação da Semsa, com o objetivo de levar à população conversas mais aprofundadas sobre saúde, em linguagem simples e acessível, para esclarecer, orientar e incentivar a promoção da saúde em seus diversos aspectos.

— — —

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Em anexo

spot_img