Por Anne Viana

Em meio à programação do tradicional Festival Amazonas de Ópera, principal evento lírico brasileiro, com repercussão nacional e internacional. A Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) emitiu uma nota no último dia (11), informando um novo horário de atendimento do Teatro Amazonas. O setor de turismo passa a funcionar de terça a sábado, das 9h às 17h. Enquanto o setor administrativo passa a funcionar de terça a sexta, das 08h às 15:30.

A decisão faz parte do decreto nº 36.880, de 28 de abril de 2016, que reduz o horário de funcionamento dos órgãos e/ou entidades da administração direta, das autarquias e das fundações estaduais, da capital e do interior do Estado. A medida é por tempo indeterminado e tem como objetivo reduzir o custo administrativo com energia elétrica, água, telefone, combustíveis, material de expediente e outros.

A mudança contrariou empresários do campo do turismo, que lamentam a decisão em uma fase já não muito favorável para o turismo na região .Que vêm sofrendo com problemas que afetam diretamente o trade turístico, como por exemplo, a epidemia do Zica Vírus, que gerou prejuízos com o cancelamento dos pacotes turísticos e o cancelamento de alguns voos diretos para Manaus anunciados pelas companhias aéreas nos últimos meses.

Gloria Reynolds  empresária do segmento de turismo, explica como a medida afeta diretamente o turista. “ O Teatro não funcionará mais na segunda, nesse dia temos o navio Iberostar chegando e saindo, onde muitos de nossos grandes grupos fazem o tour nas manhãs de segunda-feira antes de embarcarem. É o e único tempo disponível. Temos também saídas do Clipper, Tucano e vários outros barcos que saem à tarde, dando possibilidade aos nossos clientes de realizarem o tour pela manhã. Sem mencionar os nossos Lodges, onde muitos clientes escolhem passar mais uma noite em Manaus justamente para visitar o Teatro. Serão perdas para todos os lados” afirma.

Na última segunda-feira (16) o guia de turismo Ananias Santos, que acompanhava um grupo de estudantes da Universidade da Carolina do Norte (Appalachian State University), foi surpreendido ao chegar ao Teatro Amazonas e deparar-se com as portas fechadas, o que gerou uma decepção total ao grupo, pois não haveria tempo restante para retorno ao local. “Não entendo uma decisão como essa, visto que já não abre aos domingos. Prejudica muito o turismo no Amazonas, pois os turistas fazem questão da visitação interna ao Teatro” disse o guia.

 O professor Martin Meznar, todos os anos viaja para Manaus com grupos de estudantes da Carolina do Norte. Vêm com destino único: Estados Unidos- Manaus. Martin se mostrou decepcionado, já que todos os serviços turísticos foram planejados e pagos com um ano de antecedência. “É importante chegar em Manaus e poder ter confiança em fazer as atividades planejadas, conversamos com os alunos antes da viagem sobre todo o roteiro e a atração principal  é o Teatro Amazonas, que para nós é a grande estrela da constelação amazonense, é decepcionante chegar e encontrar as portas fechadas”, concluiu.

Recentemente o Teatro Amazonas conquistou o sexto lugar na premiação do Travelers’ Choice Atrações, conquistando também a 12ª posição no ranking da América do Sul. O prêmio é baseado em milhões de avaliações e opiniões dos viajantes do TripAdvisor em todo o mundo. Os vencedores foram determinados a partir de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações sobre atrativos turístico no período de 12 meses.

 Novos horários de atendimento ao público dos Pontos Turísticos em Manaus:

 -Teatro Amazonas: o setor de turismo (visitação) funcionará de terça a sábado, das 9h às 17h;

-O setor administrativo e o Acervo Histórico do Teatro Amazonas passa a funcionar de terça a sexta-feira, das 8h às 15h30.

-Centro Cultural dos Povos da Amazônia: de segunda a sexta, das 8h às 14h.

-Centro Cultural Palácio Rio Negro e Usina Chaminé: de terça a sexta das 8h às 14h.

-Centro Cultural Palácio da Justiça: de terça a sexta das 8h às 14h e domingo das 9h às 13h.

-Galeria do Largo: de terça a domingo das 13h às 19h.

-Palacete Provincial: terça a sexta das 9h às 14h e aos sábados das 9h às 13h.

-Museu Casa Eduardo Ribeiro: de terça a sexta das 9h às 14h e aos domingos das 9h às 13h.

-Museu do Seringal: de terça a domingo das 09h às 16h.

-Casa das Artes: de terça a domingo, das 13h às 19h.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here