27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Novo livro de jornalista do AM conta história de ex-gordo, dá dicas a bariátricos e alerta pais sobre obesidade

Novo livro/jornalista do AM/ex-gordo/bariátricos/obesidade

Cantora Solange Almeida assina prefácio. Livro ’50 Kilos Depois’ foi editado pela Gregory, de São Paulo, e conta história do jornalista manauense Leandro Tapajós

Quase 10 anos após emagrecer mais de 50 kg, o jornalista Leandro Tapajós,32, lança o livro “50 Kilos Depois”. O evento será na livraria Saraiva, no Manauara Shopping, em Manaus, às 19h do dia 24 de março deste ano. A cantora Solange Almeida, ex-integrante do Aviões do Forró, assina o prefácio da publicação. “Combater a epidemia da obesidade é algo urgente”, acredita o autor que passou dos mais de 135 para os 80 e poucos kg.

Antes de pensar em emagrecer ou se adequar aos padrões de beleza é necessário pensar em saúde, acredita Leandro Tapajós. “É preciso controlar – antes de qualquer coisa – suas angústias, frustrações e seus costumes, pois são eles que nos levam ao sucesso ou fracasso”, afirma.

Em uma prosa objetiva, Tapajós narra sua história. Ele conviveu com a obesidade desde criança e ganhou hábitos saudáveis depois de se submeter à sua 16ª cirurgia, uma redução do estômago em 2007.

“A ideia de criar o livro nasceu espontaneamente, em 2012. Estava vendo um documentário sobre bariátricos na TV e pensei: minha história também renderia um documentário, ou um livro. Escrevi, então, a introdução e relembrei sobre meus primeiros anos após a redução do estômago. Com texto em mãos, procurei algumas editoras. Três, uma delas de Portugal, demonstraram interesse pela publicação. Acabei assinando contrato com a Gregory, sediada em São Paulo. O livro estará disponível nas principais livrarias do país e poderá ser adquirido pela web também”, disse Tapajós.

Informação clara

O autor acredita que há pouca informação realmente confiável disponível em livros sobre a redução do estômago, em obras que não são técnicas e destinadas aos profissionais de saúde.

“Os períodos pré e pós-operatório são muito delicados. Eu tive sucesso no meu processo de emagrecimento por ter tido comprometimento e orientação nesse período. A redução do estômago é, na verdade, um instrumento que te permite perder peso, mas é necessário se reeducar, mudar hábitos e assumir novas responsabilidades consigo mesmo”, cita o autor de “50 Kilos Depois”.

Alerta para pais

O ex-obeso mórbido acredita que sua história pode auxiliar obesos, novos magros e pais de crianças. “Sempre fui muito procurado por pessoas obesas e ex-obesas para falar sobre meu processo. Costumo dizer que a obesidade é uma doença incurável. Quem não foi ‘infectado’ por ela, precisa se precaver. Quem já foi, precisa se cuidar para evitar seu retorno. Nesse contexto, é muito importante fazer os pais pensarem no futuro dos filhos. Quem quer que seu filho sofra, psicológica e fisicamente quando crescer? Acredito que nenhum pai ou mãe, mas muitos colaboram para os filhos amados serem obesos no futuro”, pondera Tapajós.

Auxílio na web

Pensando em auxiliar outras pessoas, Tapajós também criou uma página no Facebook e um canal no Youtube – que levam o mesmo nome do livro -, além de um site onde posta textos e vídeos. Página no Facebook:https://www.facebook.com/bariatricosaudavel/

“É comum pensarem que a obesidade é preguiça, e que emagrecer com redução do estômago é mais fácil. Ledo engano. Há muitos aspectos que devem ser observados. A obesidade não está ligada apenas ao que se come. Os bariátricos precisam vencer muitos desafios. São várias pessoas com as quais eu troco ideias. Há os que eu consigo auxiliar, nem que seja relatando como agi quando passei por situação semelhante e os que me motivam. Emagreci, mas não tenho uma genética favorecedora e não me tornei uma pessoa 100% fitness. Há outros exemplos de ex-obesos e hoje pessoas saudáveis e saradas com as quais me comunico. Elas me dão gás quando a preguiça quer me vencer e me impedir de ir à academia depois de um dia de trabalho, por exemplo. Comunicar é algo importante”, afirma o escritor.

Após o lançamento, previsto para 24 março de 2017, na livraria Saraiva, em Manaus, o livro “50 kilos depois” estará disponível nas principais livrarias e também poderá ser adquirido diretamente com o autor. A foto da capa foi feita pelo artista Marcelo Ramos. Já o prefácio contou com texto da cantora Solange Almeida.

Sobre o autor

Manauense, 32 anos, jornalista, artista plástico e visual. Possui experiência nas áreas administrativa, jornalística e midiática (jornal, TV e internet). Já atuou na organização, planejamento e apresentação de eventos; assessoria de imprensa, redação e edição de conteúdo noticioso e de comunicação institucional; elaboração e análise de projetos de marketing, comunicação e captação de recursos. Entre os locais que atuou estão: Jornal A Crítica, Portal Acritica.com, Jornal O Estado do Amazonas, Revista Amazon View, Portal G1.

RECONHECIMENTOS E PRÊMIOS

– Vencedor do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2016 – categoria fotojornalismo

– Finalista do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2016 – categoria internet

– Finalista do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2015 – categoria internet

– Vencedor da 2ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Uninorte 2008 – categoria Jornalismo Áudio Visual (apresentador)

OUTRAS PUBLICAÇÕES

“Com amor, Amazonas” – ilustrou com fotos o livro de poesias da escritora Isabela Megiollaro, 2017

Revista Internacional de Folkcomunicação TAPAJÓS FILHO, L. V. G., Cores e formas do Boi-bumbáAmazônico, in Revista Internacional de Folkcomunicação, Vol. 2,No 14 (2009) ISSN/ISBN: 18074960. Endereço eletrônico: http://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/1093/769

Quando o outro fala sobre o eu: um estudo quali-quantitativo sobre o Festival Folclórico de Parintins e a cobertura televisiva ao vivo da Rede Bandeirantes. Natureza: Pesquisa. Orientador: Prof. Msc RENAN ALBUQUERQUE RODRIGUES. 2009
Sinopse do livro

“50 Kilos Depois” é um livro extremamente útil para aquelas pessoas que estão planejando, se preparando ou que já fizeram a operação bariátrica. O autor relata de forma clara e objetiva sua história antes e depois da cirurgia bariátrica. A biografia servirá de motivação àqueles que lutam contra a obesidade mórbida; pode fazer desistir ou incentivar os que precisam e desejam passar por uma cirurgia de redução do estômago; pode deixar claro e mostrar a todos que é preciso controlar – antes de qualquer coisa – suas angústias, frustrações e seus costumes, pois são eles que nos levam ao sucesso ou fracasso.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui