As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Novos anéis viários da Prefeitura de Manaus prometem revolucionar mobilidade da capital em 2020

O trânsito da cidade de Manaus vai passar por uma grande revolução em 2020, com a entrega de dois novos anéis viários pela Prefeitura de Manaus, que darão aos condutores maior possibilidade para escoar o fluxo em importantes avenidas. Na Max Teixeira, zona Norte, o complexo viário Professora Isabel Victoria será composto por duas pistas aéreas construídas sobre uma rotatória, além de alças de acesso. Já na Constantino Nery, o complexo viário Ministro Roberto Campos irá interligar as zonas Oeste e Centro-Sul com duas passagens subterrâneas.

Nesta quinta-feira, 5/12, o prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou os trabalhos nos dois canteiros de obras, juntamente com o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar.

“A obra do Manoa, mesmo que indiretamente, tem ligação muito expressiva com o anel viário da avenida Constantino Nery, pois são obras que darão fluidez ao trânsito. Quando prontas, vão facilitar muito a entrada e saída de veículos. São intervenções funcionais, mas que também serão obras muito bonitas, que darão orgulho para Manaus e para quem mora nela”, destacou o prefeito.

Com o cronograma já perto dos 60% dos serviços concluídos, a obra do complexo viário Ministro Roberto Campos irá alterar o trânsito no local, a partir da próxima segunda-feira, 9/12. Atualmente, os motoristas estão trafegando apenas pelo sentido Centro/bairro, mas com a alteração, o fluxo passa a ser no sentido bairro/Centro. A mudança estará sinalizada com placas de orientação e será monitorada pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

“É uma obra enorme e vai ter uma passarela que vai entre as duas estações de ônibus, além de um elevador para facilitar a locomoção dos passageiros do transporte coletivo. Já fizemos muito, o trabalho de estaqueamento, o trabalho de infraestrutura da obra, depois disso vamos para os trabalhos da rua João Valério e Pará. Vamos avançando para apresentar, em 2020, a mais magnífica obra de mobilidade urbana que se possa ter pensado em fazer na cidade de Manaus”, ressaltou o prefeito Arthur.

Segundo a Seminf, com a mudança no fluxo será possível executar a escavação da trincheira e a confecção da laje do tabuleiro do cruzamento da avenida Constantino Nery com a Pará e João Valério. A alteração de fluxo no tráfego não altera a circulação da via, pois os acessos para carros de passeio e ônibus do transporte coletivo estão mantidos no local. Com a inversão, o trânsito passará a estar liberado já em uma das novas pistas do anel viário.

Texto – João Pedro Figueiredo / Semcom

Foto – Alex Pazuello / Semcom