26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Número de inscritos no Simpósio Internacional de Meio Ambiente do TCE-AM já ultrapassa 800 pessoas

Mais de 800 pessoas já se inscreveram no 2º Simpósio sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas (Sigam), que será realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, de 17 a 19 de outubro. A expectativa é que cerca de 1,5 mil pessoas participem do evento, que reunirá, em três dias, dezenas de personalidades nacionais e internacionais, entre elas o vice-presidente Hamilton Mourão.

As inscrições para o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas são gratuitas e podem ser feitas no site do Simpósio (sigam.tce.am.gov.br), pelo Portal do TCE (www.tce.am.gov.br) ou pelo Portal da Escola de Contas Públicas (ecp.tce.am.gov.br). Aos estudantes, a participação no Simpósio irá gerar horas complementares.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, ressaltou a importância das discussões durante o evento. “O Simpósio não discutirá apenas a gestão ambiental, mas, especialmente, o controle das contas públicas e o papel do controle externo para preservação dos biomas brasileiros. O Tribunal de Contas quer contribuir com a sociedade não só fiscalizando a Administração Pública, mas sugerindo medidas”, disse a conselheira.

O Simpósio irá reunir centenas de personalidades nacionais e internacionais na área, como o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior que já estão confirmando presença. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, será um dos participantes e palestrantes do evento.

Além dos conselheiros, auditores, analistas dos TCEs e Tribunais de Contas dos municípios e auditores do TCU, o evento é voltado para juristas e procuradores e aberto para pesquisadores, professores, representantes da sociedade civil e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Sustentabilidade

De acordo com o coordenador científico-pedagógico do Simpósio, conselheiro Júlio Pinheiro, o evento discutirá, ainda, o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros a partir de um viés preventivo levando-se em conta o controle da gestão pública realizado pelos Tribunais de Contas do país.

“Visando à proteção dos nossos biomas, olhando por um viés da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável, sem catastrofismos. Nós precisamos utilizar de forma sustentável os recursos naturais da Amazônia, do bioma brasileiro, para que nós não venhamos a destruir o meio ambiente”, disse o conselheiro.

No evento, estão previstas a realização de oito painéis nos três dias, cada um com duração média de duas horas e 25 minutos e com três painelistas. As mesas serão coordenadas por membros dos TCEs e convidados com a participação efetiva dos participantes com perguntas.

Texto: Camila Carvalho|Foto: Ana Cláudia Jatahy

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui