24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Número de roubos a ônibus tem redução de 54% em Manaus

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o número de roubos em ônibus do transporte coletivo caiu 54,6% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2018, de janeiro a agosto, 1.190 pessoas foram presas acusadas pelo crime na capital amazonense, o que representa uma alta de 18,1% em relação aos oito primeiros meses de 2017.

A redução dos números reflete o pacote de ações adotadas pelo sistema de segurança para coibir o crime, enfatiza o titular da SSP, coronel Anézio Paiva. Além de lançar um novo aplicativo para tornar o acionamento policial mais rápido, o ‘Aviso Polícia’, a SSP-AM determinou reforço nas estratégias de policiamento dentro dos terminais de integração para prevenir a atuação de grupos criminosos.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Silva, o policiamento está sendo realizado de uma forma dinâmica. Além de barreiras, as viaturas fazem abordagens surpresa nos veículos para vistoria dos ônibus.

Neste ano, o número de roubos a ônibus diminuiu 23% se comparado com os dados de janeiro a agosto do ano passado. Foram 1.782 assaltos a ônibus contra 2.317 do mesmo período do ano passado.

Aplicativo – No primeiro semestre deste ano, a SSP-AM lançou o aplicativo ‘Aviso Polícia’, uma espécie de ‘botão do pânico’ que faz o acionamento emergencial da Polícia Militar em casos de suspeita. Ao apertar o botão no celular, o aparelho entra em modo de segurança e envia um alerta para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde um controlador faz o acionamento da viatura policial mais próxima.

Com o rastreamento imediato do aparelho, os policiais têm a informação em tempo real de onde a situação está ocorrendo. Em média, a viatura chega para o socorro em até cinco minutos.

O Aviso Polícia está disponível para download com o nome ‘Aviso SSP’. O download é gratuito e o aplicativo exige um cadastro prévio de informações pessoais como forma de dar celeridade a identificação de vítimas e evitar falsas notificações de ocorrências.

FOTO: DIVULGAÇÃO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui