As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Número de vagas de emprego cresce 113% em relação ao ano passado o Amazonas

Por intermédio do Sistema Nacional de Emprego do Amazonas (Sine-AM), a Secretaria de Estado do Trabalho registrou 7.440 vagas captadas até setembro

A intermediação de mão-de-obra realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) registrou um acréscimo de 113,73% no número de vagas captadas no período de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. No total, já foram 7.440 vagas captadas até setembro de 2019, enquanto o registro do ano anterior foi de 3.481 de vagas captadas.

A atividade desenvolvida pela Setrab visa inserir trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Em busca de ampliar a promoção do encontro de oferta e demanda de trabalho, a gestão aponta que a qualidade do atendimento, o empenho da equipe do Sine Amazonas e, acima de tudo, a parceria entre o empresariado e o governo têm resultado neste efeito positivo de crescimento de oportunidades seja para o primeiro emprego ou para oportunidade de reinserção no mercado de trabalho.

“Vale ressaltar que este acréscimo significativo, uma vez que o número dobrou em relação ao último ano, tem muito a ver primeiro com todo o trabalho realizado pelos nossos servidores, também pela reorganização realizada pela gestão especificamente no setor de captação de vagas, mas esse crescimento não seria possível se nós não contássemos com a parceria do empresariado amazonense e com a confiança depositada no Sine Amazonas, pois é um trabalho pautado na seriedade e em resultados”, avaliou o secretário executivo de Estado do Trabalho, Almir Albuquerque.

Para o último trimestre do ano, que apresenta historicamente, um crescimento mais alto para vagas de trabalho, por causa do período natalino, as previsões seguem otimistas já a partir deste mês de outubro. “Em outubro, especialmente, é quando as empresas, seja da área do comércio ou da área da indústria, estão implementando as ações tendo em vista as vendas do período de final de ano. A indústria produz mais, o comércio vende mais, então é uma cadeia que se inicia e é importante que os trabalhadores estejam antenados para as oportunidades que vão surgir, pois nossas equipes estão preparadas, conversando com as empresas para tentar direcionar esses processos seletivos para o Sine Amazonas e, assim, gerar mais oportunidades para ingresso no mercado”, enfatizou o secretário.

Ainda sobre o número expressivo de vagas com relação ao ano anterior, o secretário destaca a humanização do serviço oferecido pela secretaria. “Em síntese, o trabalho da Setrab é proporcionar dignidade às pessoas através de uma oportunidade de trabalho, emprego e renda e isso tudo é realizado com o tratamento humanizado. Hoje, as pessoas chegam na sede, não enfrentam mais filas quilométricas na madrugada para conseguir atendimento, não há mais limitação de senhas, pois elas são utilizadas apenas para organização do atendimento e todas as pessoas que nos procuram são atendidas”, destaca Almir Alburquerque, ao comemorar as ações efetivas para melhoria do serviço de intermediação. “Isso mostra que a organização que foi realizada neste governo foi com o objetivo de oferecer uma melhor estrutura de atendimento ao cidadão, para que não houvesse desperdício de tempo e com atendimento organizado”.

você pode gostar também