24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Nutrição – Curso técnico do Centec ganha laboratório altamente equipado

O Centro de Ensino Técnico (Centec) acaba de garantir um novo diferencial competitivo para os alunos do seu curso técnico em nutrição e dietética: um laboratório equipado com uma cozinha industrial completa para aulas práticas.

Lançado no início deste ano, o curso é uma das novidades na grade curricular da escola, que oferece 18 formações técnicas nas áreas de gestão e negócios, segurança, infraestrutura, ambiente e saúde, informação e comunicação, controle e processos industriais.

Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, o laboratório comporta até 30 pessoas (entre instrutores e alunos) cumprindo o devido distanciamento social. Um investimento que vai fazer toda diferença na formação dos estudantes formados pelo Centec.

“O laboratório tem como objetivo disponibilizar a infraestrutura e o suporte necessários à execução das atividades relacionadas com as disciplinas vinculadas à área de alimentos e bebidas, atendendo às respectivas diretrizes curriculares e projetos pedagógicos”, comenta a diretora de ensino do Centec, Eliana Cássia de Souza.

Segundo ela, o curso de nutrição e dietética do Centec tem duração de 18 meses, com carga horária total de 1.440 horas. A partir do módulo especifico, o aluno já pode realizar aulas práticas no novo laboratório.

“O espaço permitirá aos estudantes se dedicarem ao estudo das propriedades e dos procedimentos aos quais os alimentos são submetidos, bem como pesos e medidas, fator de correção nutricional entre outros requisitos para sua atuação profissional no mercado”, comenta a nutricionista e professora da disciplina normal e dietética, Mary Anne Teles.

Ela ressalta a importância que o novo equipamento representa na formação dos profissionais que serão disponibilizados pelo Centec ao mercado de trabalho. “A prática é extremamente importante e o desenvolvimento em laboratório, somado às competências que irão adquirir no estágio regulamentar, farão, sem dúvida, uma grande diferença na qualidade dessa mão de obra”.

Área de atuação e remuneração

Ainda conforme a professora, é vasto o campo de atuação para o técnico em nutrição e dietética, uma vez que ele se torna o braço direito do nutricionista nos processos de gestão da área em ambientes como hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, cozinhas industriais, restaurantes, hotéis e quaisquer outros empreendimentos onde haja manipulação de alimentos. “É o técnico quem acompanha e coordena a execução dos procedimentos definidos pelo nutricionista”, explica.

A média salarial de um profissional da área técnica em nutrição está em torno R$ 1.600, mas dependendo de suas habilidades pode alcançar até R$ 2.000 de remuneração. Mas não é somente como empregado que pode atuar o técnico em nutrição. A formação específica também é importante para quem deseja empreender na área, sobretudo em lojas de produtos naturais e suplementação.

Foto: Divulgação

spot_img