24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Nutrição hospitalar é fundamental no tratamento de pacientes internados

A ingestão adequada de alimentos é fundamental para a recuperação de qualquer doença, afirma Jamara Ferreira, nutricionista do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte. Por conta disso, a equipe hoje coordenada por Jamara já realizou, de 2015 até outubro deste ano, mais de 10 mil avaliações de pacientes internados na unidade para avaliação do quadro nutricional. Por meio desse procedimento, problemas relacionados à alimentação são identificados.

O tratamento de uma doença vai além do uso de medicamentos e no HPS da Zona Norte os pacientes são conscientizados de que a medicação associada a refeições adequadas é fundamental para a recuperação deles. Unidade do Governo do Amazonas vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o HPS da Zona Norte é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) desde a inauguração.

“Na internação é necessário fazer a detecção dos pacientes em risco nutricional para, se necessário, fazer uma intervenção a fim de evitar um quadro de desnutrição. A nutrição hospitalar tem como objetivo a manutenção de um estado adequado dos seus pacientes, envolvendo desde a prevenção até o tratamento de riscos nutricionais”, explicou a nutricionista.

A equipe que realiza esse trabalho no HPS Zona Norte tem um contato direto com o paciente no leito. São levantadas informações essenciais para a boa nutrição como preferências e aversões alimentares, se o cardápio oferecido pelo hospital tem boa aceitação e se há necessidade de suplementação alimentar. Essas informações vão para uma espécie de mapa de dietas e são consideradas na oferta das refeições.

“O paciente que se alimenta mal pode ter seu quadro clínico agravado com a perda de peso. O corpo passa a responder de uma forma mais lenta. A intenção do acompanhamento é garantir que o paciente está ingerindo a alimentação ofertada”, disse Jamara.

Segundo ela, quando doente, as pessoas costumam apresentar redução de apetite, por isso a nutricionista analisa a necessidade de suplementação alimentar. Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos.

No momento da alta melhorada, o paciente deve seguir com as orientações em casa. “Nós os orientamos, por escrito, para continuarem com a alimentação adequada em casa. Temos modelos de orientações elaborados para cada tipo de patologia e faixa etária”, disse.

FOTO: DIVULGAÇÃO/HPS ZONA NORTE

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui