As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

O Amazonas é o Sexto Estado da Região Norte a Receber Oficina de Enfrentamento à Violência Sexual

Gov Agricultura

O Instituto de Assistência a Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), entidade filiada a Rede ECPAT Brasil, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizará no Estado do Amazonas a oficina “Mobilizando e Articulando Ações para o Enfrentamento à Violência Sexual na Região Norte”. O evento será realizado no Hotel Quality Manaus‎, localizado na Avenida Mário Ypiranga, 1090 – Adrianópolis, nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2015.

A Oficina tem por objetivo o fortalecimento da Rede de Proteção em Estados da Região Norte, a fim de contribuir para a garantia da defesa dos Direitos humanos de Crianças e Adolescentes. Os três dias de encontro tem como foco a Mobilização e Articulação da sociedade civil no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e o Adolescentes.

No primeiro dia de programação, o evento receberá o Pesquisador, professor e coordenador do Núcleo de atendimento psicológico à criança e adolescente vítima de Violência Sexual da Arquidiocese de Manaus, Padre Drº Joaquim Hudson de Souza Ribeiro que apresentará a História da Criança no Brasil: Linha do tempo da Luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A psicóloga, Mestra e pesquisadora, Patrícia Cavalcante Souza, coordenará a discussão sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Traumas e Cicatrizes.

Já no segundo dia do evento a Doutora em Política Social, Cristiane Fernandez, apresentará aos participantes a Situação da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado do Amazonas, Cristiane Fernandez é Professora da UFAM e Especialista nos temas: política, violência doméstica, criança e adolescente, jovem, ECA, serviço social e violência sexual infanto-juvenil.
Entre os convidados da oficina estará presente no segundo dia a Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente, Karina Figueiredo que apresentará no período da tarde do segundo dia o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e o Adolescentes.

O Papel e a Importância da Sociedade Civil no Controle Social e a Efetivação das Políticas Públicas para a criança e o adolescente será apresentado no terceiro e último dia de oficina pela Assistente Social , Liliam Castro de Vasconcelos da Ong, Lar Fabiano de Cristo.

O Projeto “Mobilizando e Articulando Ações para o Enfrentamento à Violência Sexual na Região Norte” iniciou em Maio de 2014 na Capital do Amazonas e durante 15 meses percorreu todos os estados da Região Norte. Na oficina da Capital Amazonense os integrantes da rede de enfrentamento terão a oportunidade de debater o tema, participar de palestras e compartilhar suas experiências através de depoimentos.

você pode gostar também