27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Obama acaba com regra migratória especial para cubanos

Segundo Obama, a chamada política de “pés secos, pés molhados” pertence a “outra era” e seu fim contribuirá para normalizar as relações com Cuba. “Hoje os Estados Unidos estão dando passos importantes para normalizar as relações com Cuba e para conseguir uma maior consistência em nossa política de imigração”, afirmou a Casa Branca, em comunicado.

Como o fim da política de “pés secos/pés molhados” terá efeito imediato, os cubanos que não se qualificarem para obter ajuda humanitária serão deportados, em concordância com as atuais leis do país. “Ao dar este passo, estamos tratando os imigrantes cubanos da mesma maneira que tratamos os migrantes de outros países”, ressaltou Obama.
O presidente americano considerou que a política “pés secos/pés molhados” pertence a “outra era”, pois foi adotada em 1995 e estava baseada na devolução a Cuba dos ilhéus que eram interceptados no mar (“pés molhados”), mas na admissão no país dos que conseguiam tocar terra (“pés secos”).
Segundo o comunicado da Casa Branca, o governo cubano se comprometeu a aceitar o retorno a Cuba dos ilhéus que sejam deportados dos Estados Unidos, da mesma forma como aceitou anteriormente a volta à ilha dos migrantes que eram interceptados no mar.
O fim da política de “pés secos/pés molhados” era uma reivindicação antiga do governo de Cuba para avançar na política de normalização das relações bilaterais que os velhos inimigos começaram em dezembro de 2014. A política era vista pelo governo cubano como um incentivo ao exílio.
A política adotada hoje é uma emenda à Lei de Ajuste Cubano de 1966, que outorga autoridade ao secretário de Justiça dos EUA para permitir que os cubanos que entraram no país, tanto legal como ilegalmente, obtenham a residência permanente um ano após sua chegada.
spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui